Ponte de São Geraldo será enfim alargada

Com passagem para apenas um veículo por vez, obra é antiga reivindicação de motoristas e moradores
quinta-feira, 09 de maio de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A ponte estreita de São geraldo: um veículo por vez (Arquivo AVS)
A ponte estreita de São geraldo: um veículo por vez (Arquivo AVS)

A conhecida ponte de São Geraldo, na Rua Feliciano Benedito da Costa, será alargada. A Prefeitura de Nova Friburgo iniciou esta semana, por meio da Secretaria Municipal de Obras, a sondagem do terreno para a duplicação da ponte que é muito antiga e só permite a passagem de um veículo por vez. Ela foi construída na época que o bairro ainda era conhecido como Arraial de São Geraldo. Hoje é a terceira localidade mais populosa do município, atrás de Olaria e do distrito de Conselheiro Paulino. A prefeitura, no entanto, ainda não divulgou o cronograma da obra, com prazo para o início e término da obra. O governo municipal informou que a intervenção na ponte de São Geraldo integra um programa de manutenção de ruas e avenidas da cidade, visando melhor fluidez do trânsito e conforto para os motoristas.   

A chegada da equipe da Secretaria Municipal de Obras para o início do serviço deixou muitos motoristas animados. “Até que enfim essa ponte será duplicada. Todo dia enfrentamos retenções aqui neste trecho porque a ponte só tem passagem para um veículo. Com o crescimento desta região, a situação só piora. Quando tem promoções no supermercado Serra Azul o congestionamento chega na estrada Friburgo-Teresópolis”, disse um motorista que mora no loteamento Nilo Martins e trabalha no Centro, utilizando seu próprio carro todos os dias.

Mais obras

Além da ponte de São Geraldo, outro trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Obras é a manutenção de bueiros, manilhas e galerias para facilitar o escoamento das águas das chuvas. Também estão em execução os serviços de contenção de uma pedra no Parque Maria Tereza, a construção do novo prédio da Escola Municipal Lafayette Bravo Filho, no loteamento Floresta, distrito de Conselheiro Paulino, e reparos também no Centro, em calçamentos na Avenida Alberto Braune (colocação de piso intertravado), próximo à Praça Getúlio Vargas e nas ruas Monte Líbano, Monsenhor José Antônio Teixeira (antiga São João) e Moisés Amélio; ruas Raul Sertã, no Parque Santa Eliza; Santa Luzia, no bairro Braunes; Dr. Zamenhoff e Coronel Zamith, no Bairro Ypu; Antônio Banjar, no Catarcione; Amilcar Carpenter Feres, em Varginha; Francisco Fernandes Barradas, no Loteamento Maringá, em Riograndina; e Benjamin Constant e Avenida dos Ferroviários, próximo ao Detran, em Duas Pedras.

Também foram feitos realinhamentos de meios-fios nas ruas Pedro Ranucci, no Cordoeira (para evitar que águas das chuvas invadam residências), e Antônio Banjar, no bairro Catarcione. Foi reformada ainda uma passarela e feita a terraplanagem em ruas do bairro Santa Luzia. Na Rua Porciúncula, no Parque Maria Tereza, foram feitos reparos na calçada. Parcerias foram feitas com a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana para retirada de três bases de semáforos no centro da cidade, e com a Associação de Moradores do Bairro Nova Suíça, para colocação de grades de proteção na pracinha Três Coqueiros.

 

LEIA MAIS

Fórum nesta quinta em Magé reunirá representantes dos 15 municípios, incluindo Friburgo, que compõem o Conleste

Serviço de implantação de rede pluvial para evitar alagamentos deve durar uma semana

Interdição, durante uma semana, ocorrerá das 7h às 16h, para construção de rede de água pluvial

Publicidade
TAGS: obra