Policiamento segue normal em Nova Friburgo nesta sexta-feira

Mulheres fizeram protesto em frente ao 11º BPM e foram recebidas pelo comandante
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
O 11º BPM funciona na Vila Nova (Foto: Arquivo/AVS)
O 11º BPM funciona na Vila Nova (Foto: Arquivo/AVS)

O policiamento está normal nesta sexta-feira, 10, em Nova Friburgo, informou o comando do 11º BPM. Um grupo de cerca de oito mulheres de policiais militares fizeram um ato em frente ao batalhão, na Vila Nova, mas não impediram a saída dos agentes do quartel, apesar de informações transmitidas pelas redes sociais nos últimos dias anunciarem uma paralisação dos militares, a exemplo do que ocorre há quase uma semana no Espírito Santo.

“Os policiais estão nas ruas como ocorre todos os dias. Eu recebi as senhoras, esposas de PMs, que me entregaram, por escrito, uma lista de reivindicações, entre elas, o atraso no pagamento do 13º salário de 2016, a regularização do Regime Adicional de Serviço (RAS), melhorias nas condições de trabalho, entre outras. Foi um encontro bacana, legítimo. Temos um público e uma família policial interessada e preocupada com as ações da PM”, disse o comandante do 11º BPM, Carlos Eduardo Hespanha.

Nas quase 100 unidades operacionais da Polícia Militar no estado do Rio de Janeiro, o policiamento transcorre sem problemas. O batalhão de Volta Redonda, no Médio Paraíba, é que teve o maior número de familiares de policiais na porta de entrada da unidade, mas sem impedir a saída dos carros para o patrulhamento na cidade. Em outras unidades na capital fluminense, o número de parentes, no início da manhã, foi reduzido e ninguém tentou impedir a saída das equipes para o patrulhamento de rotina.

Como medida de prevenção e conscientização da tropa, todos os comandantes das unidades da Polícia Militar permaneceram nas unidades operacionais de ontem para hoje com a finalidade de explicar aos comandados a importância da tropa nas ruas. Em nota, a Polícia Militar informou que “a manifestação de esposas e parentes de policiais militares que acontece em algumas unidades da PM segue pacífica. O patrulhamento está normal em todo o estado”.

PM faz apelo nas redes sociais

O porta-voz da corporação, major Ivan Blaz, gravou um vídeo na página oficial da PM nas redes sociais, fazendo um apelo para que a saída dos militares dos batalhões não fosse impedida por parentes dos policiais. Ele cita que mais de 100 pessoas morreram no Espírito Santo desde o último sábado, 4, quando os PMs daquele estado deixaram de patrulhar as ruas.

“Família policial militar, estamos cientes das manifestações a serem realizadas diante de nossas unidades. Mas é fundamental que não esqueçamos o que está acontecendo no nosso estado vizinho. No Espírito Santo, em poucos dias, mais de 100 pessoas foram mortas, incluindo policiais e seus familiares”, disse o oficial.

Blaz diz também que reconhece a situação difícil para a tropa, por conta da crise financeira no estado.

“Sabemos que a nossa situação é difícil e complexa, mas não podemos permitir de forma alguma que esse cenário de barbárie chegue às nossas casas, chegue às nossas famílias. Todos estão percebendo o clamor público para que continuemos atuantes. Senhores, isso mostra a nossa importância. Mas impedir que o policiamento ganhe às ruas é lançar à própria sorte não só a sociedade como um todo, como também os nossos familiares”, explicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: policiamento nas ruas
Publicidade