Planetário de Nova Friburgo abre exposição Mulheres da Ciência

Programação especial fica em cartaz durante todo o mês de março
quarta-feira, 08 de março de 2017
por Jornal A Voz da Serra
A astrônoma Vera Rubin, descobridora da matéria escura (Foto: Domínio Público)
A astrônoma Vera Rubin, descobridora da matéria escura (Foto: Domínio Público)

O Planetário de Nova Friburgo, através do Clube de Astronomia (Canf), está com programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O espaço traz de volta à sala de exposições a mostra “Mulheres da Ciência”. Reunindo fotos de algumas das grandes personalidades do mundo da astronomia e da astronáutica, a exposição revela informações sobre a trajetória dessas mulheres e sua importância no mundo da ciência.

Dentre os nomes em destaque na mostra está o de Yeda Veiga, a primeira astrônoma brasileira. Formada em Engenharia Civil e Elétrica, Yeda entrou para o Observatório Nacional do Rio de Janeiro ainda jovem, onde se dedicou à confecção do anuário de coordenadas astronômicas e a observação de passagens meridionais de estrelas para determinação da hora e a rotação da Terra.

Ainda dentre as personalidades citadas no evento estão a descobridora da matéria escura, Vera Rubin; a primeira mulher astronauta, Valentina Tereshkova; a primeira astronauta americana, Sally Ride; e a primeira mulher a ocupar o cargo de assistente do Astrônomo da Corte e descobridora de diversos cometas, Caroline Herschel.

O Planetário de Nova Friburgo fica localizado na Via Expressa, ao lado do Ciep, em Olaria. O espaço fica aberto de terça a quinta-feira, das 9h às 15h. A exposição fica em cartaz durante todo este mês de março.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: dia internacional da mulher | Planetário
Publicidade