Pavilhão das Artes inaugura espaço de leitura nesta quinta

Local terá mais de 250 livros e homenageará a saudosa escritora friburguense Tânia Braune
quarta-feira, 13 de março de 2019
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Nesta quinta-feira, 14, a Casa do Artesão - Pavilhão das Artes, no Cônego, inaugura o Espaço de Leitura Tânia Braune. O local, vinculado à Secretaria Municipal de Turismo, vai reunir mais de 250 livros, inclusive três obras da escritora friburguense falecida em 2015. A solenidade de inauguração acontece às 17h.  

O novo espaço do pavilhão ficará próximo do restaurante. Os livros serão expostos em prateleiras e poderão ser lidos no local ou levados para casa por leitores que moram na cidade. “Vamos fazer um cadastro dos leitores que desejarem levar o livros para casa”, contou a coordenadora da Casa do Artesão - Pavilhão das Artes, Denise Breder. “Esse novo espaço será mais uma atração para nossos visitantes”, disse ela.

Esposa do vice-prefeito de Nova Friburgo Marcelo Braune, Tânia lançou dois romances policiais em vida: “Assassinato na Pousada do Riacho” e “Engano Fatal”. Este ano, no mês passado, a família Braune decidiu prestar uma homenagem póstuma à escritora lançando outra obra dela, o livro infanto-juvenil “A Azaléia e o Beija-flor”.

“Pouco antes dela nos deixar, eu e nossos filhos (Guilherme e Marcelo) tentamos convencê-la a lançar esta sua primeira obra (A Azaléia e o Beija-flor). E a Tânia já estava achando a ideia interessante. Mas não deu tempo”, lembrou Marcelo Braune em entrevista para A VOZ DA SERRA em fevereiro.

Após finalizar o livro e resistir à sua publicação, a escritora foi estimulada pelos familiares a continuar escrevendo. Foi aí que ela criou o romance policial “Assassinato na Pousada do Riacho” que teve a tiragem esgotada. O sucesso da obra motivou-a a utilizar os mesmos personagens no seu segundo romance policial “Engano Fatal”.                

A renda dos exemplares vendidos de “A Azaléia e o Beija-flor” será revertida para o Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje), no bairro Lagoinha, entidade assistencial que Tânia, espírita, ajudava. Parte da tiragem da obra será doada à Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo.

O Espaço de Leitura Tânia Braune vai funcionar sempre que a Casa do Artesão - Pavilhão Artes estiver aberta - de quinta-feira a domingo e nos feriados, sempre das 10h às 17h. O espaço fica na Rua Romão Aguilera Campos, no bairro Cônego. Já o restaurante self-service do espaço é aberto todos os dias, das 11h às 14h. O espaço recebe cerca de mil visitantes por mês.

 

LEIA MAIS

Novo espaço leva o nome da escritora Tania Braune, falecida em 2015

Foto da galeria
Espaço presta homenagem à saudosa escritora friburguense Tânia Braune
Publicidade