Parque Estadual dos Três Picos ganha guardas nesta quarta

Inea formou 45 novos profissionais para diversas regiões do estado
segunda-feira, 14 de agosto de 2017
por Jornal A Voz da Serra
O Parque Estadual dos Três Picos (Foto: Hugo de Castro)
O Parque Estadual dos Três Picos (Foto: Hugo de Castro)

As unidades de conservação estaduais vão ganhar um reforço na sua equipe de guarda-parques. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou na última segunda-feira, 14, em seu auditório, a cerimônia de formatura de 45 guarda-parques.

Os novos profissionais começarão a atuar a partir desta quarta-feira, 16, nos parques estaduais dos Três Picos, na Região Serrana; de Ilha Grande, no Sul Fluminense; na Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio; na Serra da Tiririca, que abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá, dentre outras unidades de conservação.

Após participar de um processo seletivo, os novos guarda-parques passaram por um curso de capacitação com carga horária de 232 horas onde foram abordados os temas legislação ambiental, combate a incêndios florestais, geoprocessamento, busca e salvamento e primeiros socorros. Com esse reforço, os parques estaduais passarão a contar com 204 guarda parques.

Os guarda-parques são profissionais capacitados para atuar diretamente nas unidades de conservação de proteção integral estaduais e suas respectivas zonas de amortecimento. Têm como atribuições, além de receber e orientar visitantes, prevenir e combater incêndios florestais; realizar ações de busca e salvamento; apoiar atividades de educação e interpretação ambiental, de pesquisa científica e, ainda, desempenhar ações de caráter socioambiental junto às comunidades do entorno das unidades de conservação.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade