Parceria com governo suíço viabiliza investimentos em escola pública

Vevey La Jolie, em Conquista, ganha notebooks e sala audiovisual que atende a especificações da Google
terça-feira, 12 de novembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Os alunos com os responsáveis pelo projeto (Divulgação PMNF)
Os alunos com os responsáveis pelo projeto (Divulgação PMNF)

A Escola Municipal Vevey La Jolie, em Conquista, distrito de Campo do Coelho, foi agraciada semana passada com uma sala especial. Através da Associação Fribourg-Nova Friburgo, suíços, em especial os do Canton de Fribourg, doaram notebooks para a escola, o que irão auxiliar o aprendizado dos alunos.

Com base em uma iniciativa da Fundação Dom João VI, que utiliza a plataforma digital  Google, foi desenvolvido um projeto integrado para a Escola Vevey La Jolie. A Secretaria Municipal de Educação preparou uma sala para atender às especificações da Google. A sala audiovisual dispõe de uma smart TV com 55 polegadas e um equipamento Data Show de alta resolução, ambos com conexão de internet e com cabo para uso de computador, acoplados ao sistema de som. Foi instalada, também em rede, uma impressora com alta capacidade de impressão.

O objetivo com a nova sala audiovisual é oferecer cursos, em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, inicialmente para os alunos da escola e, posteriormente, também para a comunidade local. A escola também ganhou uma nova conexão de internet, além da já fornecida pela prefeitura, e um sistema de quatro câmeras internas com acesso pela internet para proteção do equipamento instalado. 

A cerimônia de inauguração da sala audiovisual contou com a presença do cônsul-geral da Suíça no Rio, Rudolf Wyss; do representante da Associação Fribourg-Nova Friburgo, Geraldo Thuler; do secretário de Educação, Igor Pinto e do secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelo Verly, além de alunos, gestores da unidade escolar e servidores da Secretaria de Educação.

O secretário Igor Pinto disse ser motivo de grande alegria inaugurar a sala audiovisual, fruto de parceria entre a prefeitura e governo suíço. Na ocasião, o cônsul da Suíça e Geraldo Thuler destacaram o fortalecimento dos laços que unem Nova Friburgo à Suíça e demonstraram sua alegria em realizar o projeto na Escola Vevey La Jolie que possui histórico de participação suíça desde sua fundação. Para Marcelo Verly, iniciativas como essa contribuem para o letramento digital dos estudantes, preparando-os para que se insiram de forma estratégica no mundo cada vez mais tecnológico.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação | 200 anos
Publicidade