Parabéns, Conselheiro Paulino!

Sexto distrito de Nova Friburgo completa 59 anos e contrasta vantagens com problemas
sexta-feira, 07 de janeiro de 2011
por Leonardo Lima
Conselheiro Paulino completa 59 anos
Conselheiro Paulino completa 59 anos

Há 59 anos, o então governador Amaral Peixoto criava o 6° distrito de Nova Friburgo. Composto atualmente por cerca de 40 bairros, Conselheiro Paulino tem uma área de 52 quilômetros quadrados. O rápido crescimento do distrito se dá em todas as áreas. Se há 30 anos a população era de 15 mil pessoas, hoje Conselheiro tem aproximadamente 60 mil moradores, o que representa um terço da população friburguense. De acordo com o empresário Wilson Tavares, que mora no local há 54 anos, outra mudança está inserida nas atividades econômicas. “A agricultura e a floricultura, que eram o carro-chefe de anos atrás, deram lugar ao polo metal-mecânico, que passou por momentos difíceis, mas hoje está a todo vapor”, afirma.

Segundo ele, o distrito se destaca pelas diversas metalúrgicas de ponta, principalmente no que se refere à construção civil. “Hoje, você compra material de construção sem vir a Conselheiro?”, questiona Wilson. Além disso, ele também destaca a importância do polo de moda íntima do distrito para a cidade. “Em Olaria temos a maioria dos pontos de venda, mas a maior parte da produção é feita aqui”, diz ele, que também exalta o comércio do 6º distrito.

O empresário ainda enfatiza a sede da Faol e áreas de lazer, como o Nova Friburgo Futebol Clube e o campo comunitário. Apaixonado por Conselheiro Paulino, Wilson Tavares ressalta que, assim como em diversos bairros de Nova Friburgo, o turismo é um dos pontos fortes do local. “Temos o Haras Kaylua, a ponte de ferro localizada na Fazenda da Laje, o Véu das Noivas, o Cão Sentado e o tradicional Festival de Folia de Reis, que reúne em torno de dez mil pessoas”, informa.

Apesar do desenvolvimento, nem tudo é motivo de alegria

Em relação à educação, Wilson Tavares aponta o sucesso da Escola Municipal Francisco Silveira, situada no Vale das Rosas, que foi a melhor colocada do município no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), e o Centro Educacional São Domingos, que obteve o terceiro melhor desempenho de Nova Friburgo no Enem deste ano.

Mas, se por um lado a rápida expansão trouxe uma série de vantagens ao distrito, por outro o crescimento desordenado criou uma série de problemas, que surgem como desafios para as autoridades. “Conselheiro Paulino precisa de infraestrutura e melhor planejamento. Necessitamos, por exemplo, de um Posto de Policiamento Comunitário (PPC). A presença de um policial inibe a ação de marginais. Na década de 90 tínhamos guardas municipais em Conselheiro, hoje não temos mais. O distrito não é o mesmo de 30 anos atrás”, reflete Wilson.

Conhecedor do distrito, ele aponta algumas das áreas que precisam de maiores cuidados. “É preciso que saiam do papel projetos que beneficiem principalmente as avenidas Brasil, Nossa Senhora do Amparo e dos Ferroviários, além da Rua Jandira Perligeiro, no Loteamento Girassol, que desafoga o trânsito em direção a Campo do Coelho. O Loteamento São Jorge também necessita urgentemente de uma escola, mais uma creche, áreas de lazer e conclusão da Rua Evangelista Manuel da Silva”, pontua Wilson, lembrando que, graças às obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que alargaram e canalizaram vários trechos do Rio Bengalas, Conselheiro Paulino não sofreu com as temerosas enchentes que costumam assolar Nova Friburgo no fim do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: aniversário | Conselheiro Paulino
Publicidade