Outono chega no Hemisfério Sul às 18h58 desta quarta-feira

Estação terá influência do fenômeno El Niño com baixa intensidade
terça-feira, 19 de março de 2019
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Regina Lo Bianco)
(Fotos: Regina Lo Bianco)
Antes de comentar os dados meteorológicos e climáticos em razão da chegada do Outono nesta quarta-feira, 20, dois segundos antes das 19h, vamos falar da beleza e das cores das folhas e flores que vão cobrir ruas, praças, parques e montanhas, em todo o hemisfério sul, pelos próximos três meses. Uma beleza que, ao mesmo tempo em que desperta certa melancolia, também faz pensar em poesia. “É tempo da queda suave das folhas / como se fossem borboletas douradas”. Taí, dois versos.

Mas, o que salta aos olhos é o espetáculo do tons dourados típicos do outono
Nessa época do ano, o céu é mais azul, os dias mais ensolarados, as noites mais frias, talvez apenas mais frescas, este ano. Incontáveis são os tons de amarelo, laranja e vermelho. No entanto, nada disso impede, vez por outra, dias mais quentes e chuva ao final do dia. Essa estação é especialmente apreciada em países orientais como o Japão, onde as pessoas costumam ir “caçar as cores de outono” — expressão usada para os passeios ao ar livre para apreciar a exibição artística da natureza. Mas, por que as folhas mudam de cor? Como se dá essa metamorfose? O que determina se uma folha ficará amarela ou vermelha?

Bem, segundo a Química, “as cores outonais são parte de um processo pelo qual as árvores se preparam para o inverno. Os dias mais curtos de outono alertam o relógio interno da árvore a começar a cortar o suprimento de água e nutrientes para as folhas. Cada folha reage construindo uma camada de separação na base da haste. Essa camada — composta de uma substância parecida com a cortiça — bloqueia qualquer circulação da folha para o restante da árvore e faz com que a folha por fim se desprenda.

No decorrer desse processo, os pigmentos carotenóides começam a conferir às folhas sua cor amarela ou laranja. Esses pigmentos em geral estão presentes no verão, mas passam despercebidos por causa da predominância da clorofila verde nas folhas. O vermelho, por outro lado, ocorre principalmente por causa da antocianina, pigmento que as folhas só produzem no outono. Nessa estação, a clorofila se desintegra, fazendo sobressair os pigmentos amarelos e vermelhos. Quando a clorofila acaba, as folhas de choupo adquirem uma cor amarelo-viva, ao passo que as do bordo (típica do Canadá) ficam vermelho-brilhantes. As cores mais brilhantes de outono são obtidas com dias secos e ensolarados seguidos de noites frias”.

Outono e o El Niño

Uma das principais características do outono no Brasil é a redução da frequência e do volume médio de chuva na maioria das áreas do país, mas especialmente sobre os estados do Sudeste e do Centro-Oeste. Em relação à temperatura, o outono marca a passagem das primeiras massas de ar frio de origem polar de forte intensidade sobre o Brasil. Em geral, estas ondas de frio começam a surgir em maio, mas já ocorreram ondas de frio muito fortes em abril.

O grande diferencial do outono 2019, segundo o Climatempo, será a influência de um El Niño, que mesmo estando com fraca intensidade, vai interferir no padrão de chuva e de temperatura da estação. A expectativa é de que o El Niño persista até o fim de junho, mas enfraquecendo cada vez mais. Além do El Niño, o outono de 2019 começa com a temperatura do oceano Atlântico Sul acima do normal. A presença de um El Niño, mesmo que fraco, faz com que as ondas de frio tenham menor frequência, e que consequentemente exista tempo para que as temperaturas voltem a subir e manter uma sensação agradável, até a chegada de uma próxima onda de frio. Algumas massas polares fortes vão passar pelo Brasil durante o outono provocando frio no Centro-Sul do país, mas por curtos períodos.

De forma geral, o outono no Sudeste terá menos frio do que poderia ter. A primeira onda de frio com força para realmente derrubar a temperatura deve ser apenas na primeira quinzena de maio. Mas, os eventos de frio relevante vão durar poucos dias. Para esta quarta-feira, 20, segundo a meteorologia, a temperatura vai variar entre 17 e 24 graus, com tempo nublado, trovoadas e possíveis pancadas de chuva à tarde. Se o calorão deste verão escaldante desaparecer, já será um alívio. Seja bem vindo, Outono!

 

Foto da galeria
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: outono
Publicidade