Os benefícios da prática de esportes

Empresários do setor esportivo de Friburgo falam sobre as vantagens de se praticar atividade física
terça-feira, 23 de maio de 2017
por Jornal A Voz da Serra

Segundo uma pesquisa realizada pelo governo federal e divulgada em 2015, quase metade da população brasileira é sedentária. A pesquisa mostrou que 54,1% dos brasileiros realizam atividades físicas, enquanto 45,9% admitem que estão parados. Os resultados também indicaram que 80,4% dos sedentários reconhecem que estão sujeitos a riscos à saúde. Destes, a grande maioria (69,9%) alega falta de tempo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o indivíduo ativo regular é aquele que pratica alguma atividade física pelo menos três vezes por semana, em seu tempo livre, com duração mínima de 30 minutos.

Os benefícios da prática de esportes para a saúde e bem-estar já foram mais que comprovados. No Brasil, futebol, ginástica e caminhada são os exercícios mais populares, porém, toda a atividade física que visa contribuir com a saúde do indivíduo é bem-vinda. Nesta edição, convidamos algumas empresas que trabalham diretamente com a prática de exercícios físicos para falar a respeito.

Escolinha de futebol NFCC

Segundo o Daniel, da escolinha de futebol do NFCC - Nova Friburgo Country Clube, o futebol é o esporte mais praticado pelas crianças do nosso país, desenvolvendo ganhos sociais, afetivos, morais, além de hábitos de vida saudável. “Na etapa de crescimento, as crianças desenvolvem condições ideais para treinar a habilidade. Prefiro trabalhar com crianças a partir dos 5 anos de idade, em que a maioria já está preparada para dar seus primeiro passos no futebol. Adaptam-se aos movimentos e podem apresentar melhor coordenação”, diz. Alguns psicólogos afirmam que o futebol é uma boa ferramenta para afastar os mais jovens das tentações das drogas, da violência e do álcool.

 

Complexo Arena

“O futebol é visto como o esporte mais popular no país, sendo assim, no Complexo Esportivo Arena, trabalhamos com as variáveis e benefícios que o esporte pode nos proporcionar. Temos a nossa categoria de base no Fut7 a partir dos 4 anos de idade, onde procuramos não só aperfeiçoar os fundamentos como a importância do trabalho em equipe, respeitar o próximo, entender que o resultado nunca é o mais importante, e disciplina. Mas não podemos esquecer dos benefícios que podem servir para todas as idades, como aumento da força muscular, resistência cardiovascular, estímulo a circulação sanguínea, minimização dos efeitos do estresse e da ansiedade, melhora da agilidade, da velocidade de reação, entre muitos outros!”.

 

Academia Proativa

Segundo o Freire, da Proativa Health & Fitness, mais ou menos 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas em função da hérnia de disco lombar - as mais comuns ficam localizadas no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1). “Na maioria dos casos, os sintomas melhoram naturalmente com 3 meses, mas podem ser auxiliados com tratamentos clínicos e fisioterapêuticos. Mesmo o paciente se sentindo bem sem tratamento, é importante que ele faça um programa de tratamento voltado para funcionalidade normal da coluna e para o seu fortalecimento. Aconselho fazer um programa de condicionamento físico pós-trauma. O programa conta com avaliação física e prescrição de forma individualizada por um período de 3 meses, e seu acompanhamento é feito por um profissional especializado na área”, explica Freire.

 

Clube da Pesca

Segundo Vilmar, da Clube da Pesca, hoje a pesca esportiva é um esporte que vem crescendo a cada ano. “Em 27 anos de experiência nesse ramo, venho observando os seus benefícios, como concentração, percepção e paciência que exige do pescador. A pescaria faz você ficar em contato direto com a natureza, fazendo com que o seu cérebro se desligue dos problemas e compromissos. Momentos como esses são fundamentais para saúde mental, pois exercitamos muito a paciência e a tranquilidade. Uma modalidade que ainda precisa se expandir é o pesque e solte, alguns pescadores profissionais defendem essa tese para preservação das espécies, isso é muito importante para a futura geração de pescadores. Temos no mercado hoje uma ampla variedade de equipamentos para facilitar o pescador na hora de fisgar o seu troféu. E além disso tudo, é muito divertido!”, garante Vilmar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade