O turismo sustentável como tendência mundial

Uma atividade de extrema importância para a bagagem cultural mundial, além de movimentar a economia e beneficiar diversos lugares
sábado, 19 de agosto de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Turistas na trilha do Cão Sentado  (Arquivo AVS)
Turistas na trilha do Cão Sentado (Arquivo AVS)

A ONU (Organização Mundial das Nações Unidas) proclamou o ano de 2017 como o ano do Turismo Sustentável, visando o grande aumento e potencial da indústria turística, que já representa uma boa parte da atividade econômica mundial.

O turismo já foi o principal responsável pelas alterações ambientais em alguns lugares. Quanto mais crescia a demanda e o interesse por um destino, mais eram necessárias melhorias na infraestrutura: criação de rodovias, otimização de espaços, expansão de ruas e surgimento de entretenimento. Estas alterações ofensivas foram feitas devido ao turismo de massa.

O Turismo Sustentável representa o passeio ou viagem que zela o meio ambiente e não agride os recursos naturais, garantindo um futuro sustentável para as próximas gerações e, ainda, movimenta capital capaz de suprir algumas necessidades econômicas mundiais. Portanto, a atividade deve sempre promover um acordo entre a sociedade local que está sendo visitada, a proteção do meio ambiente que a abriga e os desejos dos turistas.

O conceito surgiu como uma oposição ao turismo em massa que, em sua maioria, agride o ambiente devido ao grande número de visitantes, a falta de planejamento e a falta de preocupação com a sociedade e natureza que o destino abriga. Aos poucos, surgiram os cursos e especializações em gestão de turismo e gestão ambiental, além do estudo de culturas e logísticas.

Ainda seguindo a linha de surgimento do novo modo de se viajar, surgiram os destinos turísticos inteligentes, que são lugares que devem sempre unir o humano, o tecnológico e o institucional, criando um espaço fácil e confortável para visitar e viver. O segredo destes destinos encontra-se na infraestrutura: Wi-Fi acessível, outdoors tecnológicos com informações precisas, transportes sustentáveis, meios de controle da qualidade do meio ambiente, etc. Outro ponto indispensável para os destinos inteligentes é o envolvimento da população local e os benefícios voltados para esta.

O Turismo Sustentável apresenta uma atividade de extrema importância para a bagagem cultural mundial, além de movimentar a economia e beneficiar diversos lugares do mundo. O turismo em Nova Friburgo atrai um público variado, que busca um clima frio, uma gastronomia de qualidade, vinhos e cervejas artesanais. A interação com o meio ambiente, principalmente no verão, já marca presença na programação dos turistas e moradores da cidade. A busca pelo alinhamento da tecnologia e da proteção ao meio ambiente é uma tendência mundial e, ao que tudo indica, Nova Friburgo caminha no mesmo sentido.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Acianf
Publicidade