O que é o I Ching e o que ele nos diz sobre 2018

Em ano de eleição, oráculo insiste em que há uma pessoa em posição influente que ainda permanece reservada
sexta-feira, 29 de dezembro de 2017
por Cristina Gurjão
O que é o I Ching e o que ele nos diz sobre 2018

O I Ching é um oráculo chinês com mais de três mil anos de existência. Diz-se que é o mais antigo livro chinês. Sua função é filosófica, fazer os homens pensarem sobre a própria vida. Ele é baseado nos elementos e forças da natureza – água, terra, fogo, ar, madeira, chuva, trovões, lago, vento; portanto, xamânico. A parte divinatória é secundária, e serve de ajuda para momentos de obscuridade.

Para se chegar aos hexagramas (formados por trigramas) – as seis linhas que nos trazem as mensagens – são necessárias combinações matemáticas de três moedas (no sistema cara e coroa); ou de varetas – estas mais complicadas –, obtidas através de seis jogadas. Usa-se normalmente as moedas para chegar aos dois hexagramas que compõem a leitura. O primeiro corresponde à questão principal; o segundo é a consequência do primeiro. É obrigatório fazer uma pergunta clara antes de iniciar o jogo.

 

Mensagem do I Ching para 2018

 

Primeiro hexagrama 35

Chin/progresso

Acima fogo / / Abaixo Terra

 

O sol se eleva sobre a terra trazendo progresso rápido e fácil e uma crescente expansão e clareza. Com isso, o homem superior ilumina suas evidentes qualidades. Depois de um grande período de dificuldades, surge uma esperança. Serve para todos nós elevarmos nossas qualidades pessoais e acreditarmos num futuro benéfico.

Ele fala ainda do surgimento de um príncipe que vai liderar os outros nobres para mostrar qualidade e possibilidades positiva para um governante. Ele estava escondido e tem força para mobilizar o reino na direção da lealdade e paz em benefício de todos. Ele vai ser aceito pelo governante que o convida para frequentar mais vezes a corte.

Em ano de eleição com essa indefinição de candidatos, podemos pensar no surgimento de um novo nome que vai mobilizar o povo no sentido da renovação. Somos nós também surgindo de dentro de nossa reclusão e começando a influenciar as comunidades para seguirmos o caminho positivo.

Linhas

O que precisamos é de um governante esclarecido e um servo obediente – requisitos para o progresso. Com isso, o sol emerge das névoas obscuras irradiando pureza para áreas cada vez mais extensas. Isso significa uma purificação para que os homens se livrem de sua materialidade excessiva.

No entanto, há ameaças a esse novo príncipe que vai ter dificuldade de se aproximar da autoridade com quem tem ligações. Ele deve manter a calma e será acolhido sendo beneficiado com uma grande felicidade por seus princípios firmes e corretos. Devemos tomar esse recado para nós também.

O oráculo insiste em que há uma pessoa em posição influente que ainda permanece reservado com escrúpulos para não aproveitar o momento benéfico para obter vantagens pessoais. Nesse momento, ele não deve se preocupar com ganhos ou perdas, mas insistir em exercer uma influência eficaz e benéfica evitando a agressividade e o excesso de mando para ter sucesso.

 

Hexagrama Mutante 47

K’um/opressão (a exaustão)

Acima lago // Abaixo Água

O lago está vazio, seco. A água está sendo drenada para baixo. Homens inferiores oprimem e limitam os superiores. Nestas épocas de adversidades o sucesso é alcançado quando se encontra um homem correto, uma pessoa forte que se mantém tranquila e jovial. Isto levará ao êxito mais tarde.

Quem se deixa levar pela opressão não obtém sucesso. O homem que resiste ganha força e provoca uma reação que se manifestará com o tempo. Por hora ele não exerce influência, mas deve economizar palavras, cultivar a força interior e ser fiel a si mesmo. Isso tudo se refere aos níveis mais profundos do nosso ser, onde somente se pode superar toda e qualquer fatalidade externa.

Cristina Gurjão é jornalista, professora, e especialista em temas holísticos (consultas e cursos tarô, mapa astral, cristais).

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Reveillon
Publicidade