O fim de um mito: câmeras do Cidade Inteligente não multam

Das 32 instaladas de Conselheiro ao Cônego, 27 estão em funcionamento e 5 em manutenção. Ainda faltam 18
segunda-feira, 16 de outubro de 2017
por Karine Knust
A central de monitoramento das câmeras do Cidade Inteligente (Fotos: Henrique Pinheiro)
A central de monitoramento das câmeras do Cidade Inteligente (Fotos: Henrique Pinheiro)

Desde agosto de 2015, alguns dos trechos mais movimentados de Nova Friburgo têm sido monitorados pelas câmeras do programa Cidade Inteligente. Inaugurado pelo então prefeito Rogério Cabral, o sistema foi desenvolvido por professores do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ/Uerj) e custeado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Atualmente, das 32 câmeras de alta precisão instaladas em pontos que vão da Praça Lafayette Bravo, no Centro do distrito de Conselheiro Paulino, ao bairro Cônego, 27 estão em funcionamento e cinco em manutenção.

De sua implementação até hoje, muitos são os questionamentos em torno do projeto. O principal deles diz respeito às multas de trânsito. Em novembro de 2015, o então governo municipal afirmou que as penalidades seriam aplicadas por agentes de trânsito, diretamente da sala de monitoramento. A prefeitura nunca informou, entretanto, o número de multas aplicadas.  

Em entrevista À VOZ DA SERRA na última semana, porém, o atual subsecretário de Ciência e Tecnologia - pasta responsável pelo Cidade Inteligente - Bruno Lannes (foto), negou a aplicação de multas pelo sistema. “O Cidade Inteligente não está instalado na cidade para multar ninguém. Nossa preocupação é a segurança de toda a população. Não temos nenhum assessor multando motoristas que cometem infrações. Para isso, temos os agentes de trânsito nas ruas”, esclareceu Bruno, acrescentando que “caso aconteça algum tipo de infração, verificada como algo importante pela equipe, a informação é repassada para as respectivas secretarias para que elas foquem a atenção em determinados pontos da cidade onde a incidência de casos é maior. Nada impede de, num futuro próximo, termos uma fusão com a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana para que se consiga realizar, de forma racional, essas multas”, pondera.

As 32 câmeras de monitoramento da cidade foram instaladas em Olaria, São Geraldo, Vale dos Pinheiros, Ponte da Saudade, Cônego, Conselheiro Paulino e Centro - onde se concentra a maior parte delas. Atualmente, os locais que possuem equipamentos em manutenção são: Conselheiro Paulino, Vale dos Pinheiros, São Geraldo e Olaria.

Ampliação ainda sem previsão

Apesar de ter equipamentos instalados em diversos pontos da cidade, o sistema ainda não foi concluído. De acordo com o projeto inicial, ainda resta a instalação de 18 câmeras. Segundo Bruno, a ampliação está mantida neste governo, no entanto, ainda não há previsão para esta expansão.

“Ainda existe planejamento para ampliação do projeto, com o intuito de instalar mais câmeras principalmente nas saídas do município e no centro da cidade. Mas o orçamento do município está reduzido. Estamos buscando parcerias público-privadas junto a Uerj para inclusão da segunda fase do projeto, mas ainda não é possível dar uma previsão quanto a isso”, afirma o subsecretário.

Policiamento

Além dos sete funcionários da prefeitura, incluindo Guarda Municipal, acompanhando o movimento em espaços públicos 24 horas por dia, sete dias por semana, a sala de monitoramento do Cidade Inteligente também conta com a presença do 11ºBPM.

“O policial militar da sala de monitoramento fica atento a todas as câmeras e ao perceber alguma atitude suspeita ou algum crime ou contravenção penal ele aciona a sala de operações do batalhão que, por sua vez, aciona o PM da equipe mais próxima na rua para atender àquela ocorrência”, explica o comandante do 11º BPM, coronel Eduardo Vaz Castelano. Ainda segundo Castelano, as câmeras também auxiliam o trabalho da PM de forma inversa: “Quando recebemos algumas informações e precisamos checar algum crime ocorrido há pouco ou ainda em estado de flagrante, o PM da guarnição na rua ou o oficial supervisor aciona o auxílio das câmeras para um cerco ou como apoio nas buscas”, explica o comandante.  

Dentre as principais ocorrências visualizadas pelas câmeras estão o uso e o tráfico de drogas nas praças centrais da cidade, principalmente nos fins de semana. Para o comandante, a parceria tem contribuindo muito com a identificação e solução de casos. O sistema de monitoramento por câmeras é fundamental nos dias de hoje. As câmeras nos auxiliam muito e nos permitem sermos vigias em tempo real de uma extensa área de nossa cidade. Além de funcionarem como inibidoras de alguns delitos. Temos que trabalhar com inteligência e tecnologia para atendermos de forma mais eficiente as demandas da segurança pública e com as câmeras é possível conhecer o dia a dia da cidade observando muitas vezes atividades que nos fazem criar contramedidas de reparo para o bom funcionamento, seja no trânsito de veículos e pessoas, seja na prevenção dos crimes”, defende Castelano.

Cidade na rede

Há pelo menos seis meses, a população tem tido acesso direto às imagens captadas pelas câmeras do Cidade Inteligente. Os vídeos têm sido disponibilizados em horários estratégicos na página do projeto, no Facebook. De acordo com a subsecretaria de Ciência e Tecnologia, o conteúdo foi liberado com o intuito de facilitar o dia a dia da população, principalmente fornecendo informações relativas ao trânsito da cidade.

O que muita gente deve ter percebido, porém, é a qualidade (ou falta dela) do conteúdo postado - bem diferente do que é visto dentro da sala de monitoramento, onde as imagens são tão nítidas que é possível identificar pedestres e placas de carros que transitam pelas ruas, facilmente.

O subsecretário da pasta, Bruno Lannes, explica que a alteração é proposital. “Recebemos reclamações sobre a qualidade das imagens, mas essa alteração é necessária. Nas redes sociais temos que preservar a imagem de todos, em momento nenhum podemos mostrar o rosto ou placa de carros. É uma segurança para a população e uma regra do projeto. Porém, dentro da sala de monitoramento essas imagens tem definição suficiente para podermos captar detalhes”, esclarece.

Outro formato criado para interagir com a população foi o aplicativo do Cidade Inteligente. O sistema, lançado em 2015, entretanto, está desativado há meses. A ideia, segundo Bruno, é que ele volte a funcionar no próximo ano. “Estamos melhorando o aplicativo para que ele seja efetivamente interativo. A intenção é disponibilizar essas imagens que são postadas no Facebook e desmistificar, de fato, a ideia de que o Cidade Inteligente está ligado apenas a instalação de câmeras em vias públicas do município. Para isso, estamos elaborando um sistema que atenda todas as demandas enviadas pela população a todas as secretarias. A pretensão é que esse novo aplicativo seja lançado durante as comemorações pelos 200 anos da cidade”, declara.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito
Publicidade