Número de crimes em queda em Friburgo, aponta ISP

Apreensões de drogas aumentaram na cidade e número de pessoas ameaçadas se manteve estável
sábado, 18 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra

O número de roubos, furtos e prisões registrados no primeiro trimestre deste ano pelas policias Civil e Militar, em Nova Friburgo, caiu na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o relatório divulgado nesta quarta-feira, 15, pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). As apreensões de drogas aumentaram na cidade e  o número de pessoas vítimas de ameaças praticamente se manteve estável.

A quantidade de roubos, em geral, teve queda de 57% e furtos de 15% na cidade. O número de celulares roubados, por exemplo, caiu 87%, e roubos a estabelecimentos comerciais caiu de 11 casos registrados no primeiro trimestre de 2014 para uma ocorrência até agora, o que representa uma queda de 91%. O número de veículos roubados e furtados também caiu: 80% e 46%, respectivamente. O ISP ainda registrou queda na quantidade de roubos a transeuntes (54,5%), estupros (40%), homicídios (28%) e estelionato (21%). A quantidade de ocorrências registradas por agressão (lesão corporal) caiu 31%, mas o número de pessoas vítimas de algum tipo de ameaça ainda preocupa. Os dados do instituto mostram que 413 pessoas sofreram algum tipo de ameaça neste primeiro trimestre em Nova Friburgo. O dado, no entanto, representa uma diminuição de 2% em relação ao ano passado. 

Apesar da queda no número de ocorrências, houve aumento de 24,75% na quantidade de drogas apreendidas pela Polícia Militar em operações de combate ao tráfico de drogas em na cidade. Nesta terça-feira, 14, agentes apreenderam, em duas operações no distrito de Conselheiro Paulino, a maior quantidade de drogas do ano em Friburgo: foram quase oito mil trouxinhas de maconha e cocaína. Na mesma ação, policiais prenderam ainda o chefe do tráfico da região, no Alto do Floresta. Aliás, segundo o Instituto de Segurança Pública, a quantidade de prisões de adultos e apreensões de menores caiu 11% e 33%, respectivamente, no balanço geral dos três primeiros meses do ano. 

Para o comando do 11º BPM, os números refletem o trabalho desenvolvido pelos policiais em Nova Friburgo. “Nosso serviço está sendo mais bem elaborado pela PM e a atuação dos policiais está mais proativa. Estamos trabalhando com a ajuda da população, que nos envia denúncias e apoia o nosso trabalho. Dessa forma, a gente consegue posicionar melhor nossos recursos humanos e materiais para agir na mancha criminal”, disse o comandante-interino do 11ºBPM, major Rodrigo Mattos, acrescentando que o canal estreito entre a polícia e outros órgãos da cidade tem sido fundamental para um serviço de melhor qualidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: crimes | Nova Friburgo | PM | Polícia Militar
Publicidade