Novo asfalto, enfim, chega à Avenida Nossa Senhora do Amparo

Recapeamento teve início em maio e já atingiu um quilômetro da via. Obra atende a uma antiga demanda da população e segue até o fim do mês
quinta-feira, 16 de junho de 2016
por Dayane Emrich
(Foto: Lúcio Cesar Pereira)
(Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Trechos asfaltados e outros em paralepípedo, buracos e irregularidades sempre exigiram dos motoristas e motociclistas atenção redobrada ao passar pela Avenida Nossa do Amparo. Há muito tempo cobrada pela população friburguense, as obras de asfaltamento da via, que liga a Chácara do Paraíso ao distrito de Conselheiro Paulino, e serve como alternativa a Avenida Governador Roberto Silveira, por diversas vezes foram tema de reportagens de A VOZ DA SERRA, enfim, estão sendo realizadas.

Iniciado no dia 19 de maio, o recapeamento asfáltico da avenida tem término previsto para o próximo dia 30. Com mais de cinco quilômetros de extensão, a troca do pavimento vai atingir pelo menos 2,8 quilômetros da via.

 A obra, que conta com o trabalho de mais de 20 operários, vem sendo realizada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Obras e faz parte do programa “Operação Rua Nova”, com material produzido na Usina de Asfalto da prefeitura. Além de beneficiar os moradores das proximidades, a recuperação da via favorecerá diversos motoristas que utilizam a pista para livrar-se dos constantes congestionamentos da Avenida Governador Roberto Silveira, principalmente nos horários de pico.

O novo asfalto começou a beneficiar os motoristas na altura da localidade de Vale do Sol. Atualmente  com cerca de um quilômetro concluído, o serviço já está sendo executado próximo ao acesso ao bairro Rui Sanglard. De acordo com a Subsecretaria de Comunicação da prefeitura, toda sinalização para alertar os motoristas sobre as interdições necessárias em alguns trechos para o asfaltamento está a cargo da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana.

Em nota recente, o secretário de obras, Jefferson Pires, afirmou que “a Avenida Nossa Senhora do Amparo, que é de extrema importância para os friburguenses, estava precária, com muitos buracos e com uma camada muito fina e antiga de asfalto. Fizemos uma raspagem e agora recapeamento em si. Aqui, o tráfego é muito intenso e esse acesso alternativo é muito importante”, destacou.

Sobre o valor da obra, a equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Secom, mas esta informou que ainda não há um levantamento preciso sobre os valores gastos na recuperação.

Solução de um lado, problemas do outro

Enquanto a Avenida Nossa Senhora está sendo recapeada, após longos e amargos anos de espera pela população, a principal via que liga o Centro ao distrito de Conselheiro Paulino — a Governador Roberto Silveira — reúne problemas e reclamações. A VOZ DA SERRA tem recebido diversas queixas de motoristas e pedestres sobre buracos em quase toda a extensão da via e poças de água nas paradas de ônibus.

Um dos trechos mais críticos é o próximo a ponte de acesso ao Jardim Califórnia. Com as obras de canalização do Rio Bengalas e alargamento da pista no trecho em questão, a pista de acostamento, também destinada as parada de ônibus, está repleta de buracos e desníveis. No local foi colocado material de britagem, o que só contribuiu para a formação de poeira e de poças em dia de chuva. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito | usina de asfalto
Publicidade