Nova Suíça: ‘primeiro mundo’ só no nome

O bairro é um dos que mais cresce ultimamente no município, mas a infraestrutura necessária não acompanha a demanda dos seus muitos moradores.
sexta-feira, 10 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra
 Há problemas urbanos graves, como a falta de pavimentação de ruas e redes de esgoto. Manilhas já chegaram, mas permanecem espalhadas nas ruas (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)
Há problemas urbanos graves, como a falta de pavimentação de ruas e redes de esgoto. Manilhas já chegaram, mas permanecem espalhadas nas ruas (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

A oito quilômetros do Centro e ainda rodeado por verde, o Nova Suíça é considerado por muitos um bairro tranquilo e seguro. A localidade foi uma das poucas em Friburgo que não sofreram com a tragédia de 2011 — o que se transformou em bom motivo para atrair novos moradores. Com supermercados, quitandas, lojas de material de construção, lojas de roupas, farmácia, um posto de saúde, restaurantes, bares, padarias, instituições de ensino e religiosas espalhadas pela localidade, alguns moradores afirmam que não é preciso sair de Nova Suíça para encontrar o que precisa.

De fato, é notório o crescimento da região. No entanto, há de se admitir que a localidade que leva em seu nome um dos países mais desenvolvidos do mundo ainda está longe de ser uma “Suíça” brasileira. A falta de estrutura impera em alguns aspectos. Um deles é o péssimo estado de algumas ruas do bairro — as vias principais, em sua maioria, são asfaltadas, mas basta olhar para os lados para ver ruas de terra, como a Rua Reinaldo Braga da Silva, Rua Verly, Rua Dr. Hélio Maia, Rua Waldir de Britos e Rua Maria de Lourdes Knupp, cheias de valas e pedras.

“Gosto do bairro, mas a situação de algumas ruas é realmente deplorável. Já pedimos mais de dez vezes para que nossa rua fosse asfaltada. Se já é difícil para gente passar, para os idosos é pior ainda. Muitos moradores já tiveram machucados graves devido a essas crateras e pedras. Fiquei sabendo que a nossa rua consta como asfaltada na prefeitura. Um absurdo”, relata a professora Miriam Machado, 50 anos, que mora na Rua Reinaldo Braga da Silva há 16 anos.

Além disso, próximo à entrada da Rua Dr. Hélio Maia, um campinho está completamente tomado pela vegetação. No mesmo trecho um parquinho foi instalado, curiosamente, em cima da calçada, impedindo completamente a passagem de pedestres. Já na Pracinha dos 3 Coqueiros, alguns brinquedos do parquinho já apresentam sinais de ferrugem e o espaço, localizado entre pistas, não possui nenhum tipo de grade de segurança ao redor.

“O espaço é legal, mas é muito raro trazer meus filhos aqui. Falta um pouco de manutenção dos brinquedos e um cercado de proteção”, comenta a moradora Vanessa Conceição, de 25 anos.

Algumas placas sinalizando esgoto a céu aberto e falta de sinalização e iluminação em alguns trechos do bairro também chamam a atenção. Mas o que tem gerado ainda mais questionamentos dos moradores nos últimos dias é a grande quantidade de manilhas ainda dispostas umas ao lado das outras ao longo de algumas calçadas da Rua Nicolas Yezzi, uma das principais vias do bairro.

“Essas manilhas já estão aqui há cerca de dois meses, mas ainda não vi nenhuma movimentação de obras na região. Só ouvi falar que elas devem servir para uma obra em uma vala aqui perto. Por enquanto elas só estão atrapalhando a passagem dos pedestres. Também falaram que ia começar a asfaltar as ruas em março, mas até agora nada”, desabafa a pensionista Maria Elzi Ferras Galhardo, de 66 anos, que mora no bairro há 23.

Prefeitura e concessionária respondem

Em busca de esclarecimentos sobre os problemas relatados por moradores, o A VOZ DA SERRA entrou em contato com as assessorias dos órgãos envolvidos. Confira as respostas enviadas pelas secretaria de Obras, subsecretária de Serviços Públicos e de Ordem e Mobilidade Urbana, através da Secretaria de Comunicação da prefeitura: “O secretário de Obras, Alexandre Cruz, informou que as ruas do bairro Nova Suíça serão contempladas com manutenção por máquina Patrol na próxima semana, devendo esse trabalho estar concluído até o fim deste mês. Por enquanto não há previsão de pavimentação dessas ruas. Quanto às manilhas, o secretário afirma que não estão abandonadas, pois o serviço segue um cronograma junto à concessionária Águas de Nova Friburgo, devido à existência de uma adutora de água potável no local. Alexandre Cruz informa ainda que o campinho e o parquinho são propriedades particulares e não há responsabilidade da Prefeitura. Sobre o parquinho da Pracinha dos Três Coqueiros, a reivindicação será passada ao administrador do bairro para a devida manutenção dos brinquedos. Já o subsecretário de Serviços Públicos, Fernando Lima, disse que será passado ao encarregado a demanda de fazer a limpeza da vegetação que estiver ocasionando transtorno na Rua Dr. Hélio Maia. Já com relação à iluminação, os moradores devem fazer contato com a Prefeitura através do telefone 2525-9125, para troca de lâmpadas queimadas, assim será emitida uma ordem de serviço para empresa Energisa Soluções a fim de que tome as devidas providências. Quanto a novos pontos de iluminação, este tipo de serviço está aguardando uma licitação para contratação de empresa de engenharia para fazer a gestão total de iluminação pública de todo o município. Com relação à sinalização, o subsecretário de Mobilidade Urbana, Carlos Alberto Bayer, comentou que a estrada RJ-150 é de responsabilidade do DER, que é um órgão estadual. Do outro lado do bairro foi providenciada sinalização por ocasião da inauguração da creche local. No entanto, outros serviços podem ser realizados, bastando para isso que os moradores encaminhem as solicitações à Subsecretaria de Mobilidade Urbana, na antiga Autran, em Olaria, ou através do telefone 2526-9162 ou ainda através do e-mail subsecmobilidadeurbana@pmnf.rj.gov.br”.

Confira também a resposta enviada pela concessionária Águas de Nova Friburgo em relação às manilhas deixadas nas calçadas e aos trechos onde há placas sinalizando esgoto a céu aberto: “Águas de Nova Friburgo informa que existe previsão de remanejamento de uma adutora no local a ser programado em função do cronograma de obras da Prefeitura Municipal. Quanto à reclamação de esgoto a céu aberto, a concessionária informa que enviará uma equipe ao local para verificação”.

  • Esgoto a céu aberto no Nova Suíça. Prefeitura e concessionária de águas anunciam investimentos (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Esgoto a céu aberto no Nova Suíça. Prefeitura e concessionária de águas anunciam investimentos (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Cenário da Rua Reinaldo Braga da Silva, comum em várias vias do bairro (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Cenário da Rua Reinaldo Braga da Silva, comum em várias vias do bairro (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Moradores alegam que manilhas para remanejamento de uma adutora na região estão dispostas nas calçadas há mais de dois meses (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Moradores alegam que manilhas para remanejamento de uma adutora na região estão dispostas nas calçadas há mais de dois meses (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Brinquedos totalmente enferrujados foram instalados no meio da calçada, impedindo a passagem de pedestres (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Brinquedos totalmente enferrujados foram instalados no meio da calçada, impedindo a passagem de pedestres (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Campo de futebol localizado à beira de uma das estradas de acesso ao bairro está tomado pela vegetação (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Campo de futebol localizado à beira de uma das estradas de acesso ao bairro está tomado pela vegetação (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Espaço de lazer agrada moradores, mas apresenta riscos para as crianças  que brincam diariamente no local (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Espaço de lazer agrada moradores, mas apresenta riscos para as crianças que brincam diariamente no local (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

  • Para chamar a atenção das autoridades, placas com reivindicações de moradores foram espalhadas por vários trechos do bairro (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

    Para chamar a atenção das autoridades, placas com reivindicações de moradores foram espalhadas por vários trechos do bairro (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: A Voz dos Bairros | Nova Suíça
Publicidade