Nova sinalização de trânsito começa a ser instalada

Parte de uma parceria público-privada, projeto prevê a instalação de novos semáforos, placas e pintura de vias da cidade
terça-feira, 26 de dezembro de 2017
por Dayane Emrich
Foto de capa
A logo junto aos semáforos (Foto: Henrique Pinheiro)

Começaram a ser instalados nas principais vias do centro de Nova Friburgo os novos postes para a substituição dos semáforos. De acordo com a prefeitura, 23 postes e 27 braços de sinais de trânsito já estão sendo trocados por equipamentos mais modernos. Entre os primeiros locais contemplados pelo novo projeto de sinalização estão o Paissandu, Suspiro, Avenida Euterpe Friburguense e Praça Getúlio Vargas. A previsão é que a segunda fase tenha início no dia 8 de janeiro de 2018.

Anunciado em outubro, o projeto faz parte de uma parceria público- privada (PPP) e prevê a instalação de novos sinais com lâmpadas de LED, mais luminosas e econômicas. Segundo a prefeitura, os novos semáforos vão reduzir em 90% o custo com energia e podem gerar uma economia de até R$ 100 mil ao ano aos cofres públicos. Outra novidade que já pode ser vista nos postes substituídos é que eles ganharam uma placa circular, de 60 centímetros e que reflete as luzes dos faróis de carros e motos. As placas azuis e brancas reproduzem a logomarca dos 200 anos de Nova Friburgo (a ser comemorado no próximo 16 de maio). Estão incluídas na iniciativa também novas placas de sinalização e a pintura das vias, como, por exemplo, de faixas de pedestres.

Em nota divulgada na última semana, a prefeitura explicou que o intervalo na execução do trabalho (entre dezembro e janeiro) é necessário para que os postes fiquem bem fixados e o serviço de concretagem consiga atender às especificações de secagem, garantindo a segurança e eficiência da operação.

Sobre a iniciativa

O projeto de substituição da sinalização vertical e reparo da sinalização horizontal será executado pela empresa Acesstran, de Bom Jardim, que já prestou serviços para municípios da região e para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio, e a Odebrecht. Contratadas por empresários friburguenses da construção civil e varejo, o serviço vai sair por quase R$ 500 mil, de acordo com o vice-prefeito Marcelo Braune.

Em matéria divulgada em A VOZ DA SERRA no fim de outubro o  diretor administrativo da Acesstran, Augusto Pereira, disse que: “Além de mais bonitos, os semáforos de led vão melhorar a segurança no trânsito ao dar mais visibilidade aos motoristas e pedestres durante o dia”. Já o prefeito Renato Bravo explicou que os trabalhos tiveram início no Centro por conta do número de veículos, mas que a ideia é trocar também os semáforos de outros bairros e distritos. “Os equipamentos substituídos serão reaproveitados em outros locais, enquanto não pudermos trocá-los por novos”, pontuou Bravo.

O cruzamento da Avenida José Ruiz Boleia com a ponte da Rua Sete de Setembro, próximo ao supermercado Cavalo Preto, a Estação Livre (antiga rodoviária urbana), a rua em frente ao Friburgo Shopping, a esquina da Rua Farinha Filho com a Praça Getúlio Vargas, o cruzamento da Praça Dermeval Barbosa Moreira com a Rua Monte Líbano e a Avenida Alberto Braune são mais alguns dos pontos a serem contemplados pelo projeto.

Outros locais que também receberão a nova sinalização são: as ruas Leuenroth e Comandante Ribeiro de Barros, o viaduto Geremias de Mattos Fontes e o semáforo em frente ao Mercado das Flores, próximo à quadra da escola de samba Unidos da Saudade, pouco antes do viaduto, no Bairro Ypu.

 

LEIA MAIS

Espaços, num total de 50 em Friburgo, poderão ser ocupados por qualquer motorista, até 20 minutos e com pisca-alerta ligado

Objetivo de programa baseado na Federação Internacional de Automobilismo é reduzir em 50% mortalidade no trânsito em 10 anos

Coletivos não param mais no Km 5,5 da RJ-142

Publicidade
TAGS: Trânsito