Nova lei garante ensino de primeiros socorros em escolas públicas e particulares

Alunos aprenderão maneira correta e segura de lidar com emergências médicas
sexta-feira, 08 de novembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Nova lei garante ensino de primeiros socorros em escolas públicas e particulares

O programa de lições de primeiros socorros será instituído nas escolas públicas e privadas do Estado do Rio. É o que determina a lei 8612, que foi sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo nesta quinta-feira, 7. Segundo a autora, a deputada Enfermeira Rejane (PCdoB), o objetivo é ensinar aos alunos, de todas as idades, uma maneira correta e segura para lidar com emergências médicas de acordo com a faixa etária dos estudantes.

Também serão capacitados professores e funcionários para exercerem os primeiros socorros sempre que houver uma emergência nas escolas. A proposta estabelece que os profissionais de educação poderão se candidatar voluntariamente no curso, que será obrigatório somente para os responsáveis pelas aulas em laboratórios e de educação física e artística.

O treinamento será anual, com carga horária de no mínimo oito horas, e ministrado por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bombeiros e educadores profissionais cedidos pela Secretaria estadual de Saúde (SES). A cada dois anos, será feita uma reciclagem no treinamento de profissionais e professores. O projeto também determina que os alunos tenham aulas e palestras sobre primeiros socorros durante o ano letivo.

“Muitas mortes poderiam ser facilmente evitadas caso as vítimas recebessem, em tempo hábil, o atendimento adequado que as técnicas mais simples dos primeiros socorros possibilitam. Massagens cardíacas, torniquetes, imobilizações e outras técnicas de fácil execução estão ao alcance de qualquer um, mas poucos são aqueles que detêm o conhecimento necessário para aplicar o atendimento em caso de necessidade”, afirmou a parlamentar.

 

LEIA MAIS

Contrato com a Global Indústria de Alimentação é válido para cobrir o mês de novembro

Objetivo é avaliar problemas na gengiva, como sangramentos durante a escovação dos dentes

"Noite Rosa com elas", nesta quinta, reunirá endocrinologista, fisioterapeutas e nutricionista para falar dos tratamentos mais modernos

Publicidade

Há 74 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde