Nova lei beneficiará ciclistas da cidade

Lei municipal recém-aprovada prevê que supermercados e shoppings disponibilizem vagas para bicicletas em seus estacionamentos. Estabelecimentos têm 180 dias para disponibilizar bicicletários
domingo, 10 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A lei visa incentivar o uso de bicicletas. Prática é comum em algumas fábricas da cidade (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)
A lei visa incentivar o uso de bicicletas. Prática é comum em algumas fábricas da cidade (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

Em grandes metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo os bicicletários são instalações comuns. Mas, para os friburguenses, são uma novidade e tanto. Criada pelo vereador Gustavo Barroso, a lei municipal n° 4380, divulgada no dia 24 de abril, obriga vários estabelecimentos da municipalidade a disponibilizarem estacionamento para bicicletas, em até 180 dias, contados a partir da data de promulgação da mesma.

Segundo o texto, mercados, supermercados, hipermercados, shopping centers, centros comerciais e similares devem seguir a regra — que garante, pelo menos, dez vagas para ciclistas. Conforme o artigo 2°, a aprovação de projetos de construção, a concessão de alvará de licenciamento ou carta de habitação fica subordinada ao disposto na lei. 

Em entrevista para A VOZ DA SERRA, o vereador Gustavo falou sobre a motivação para a criação da lei. “A proposta é transformar Nova Friburgo em uma cidade mais sustentável e, aliado a isso, buscar a saúde da população, incentivando a prática do esporte. Hoje, muitas cidades possuem ações como essa e Friburgo não pode ficar atrás. Acredito que, através da implementação dos bicicletários, colaboradores e clientes desses estabelecimentos serão incentivados a adotar o veículo como meio para a locomoção”, afirmou. 

Para o comerciante e ciclista Jorge Francisco Lima Van Erven, a criação da lei é de suma importância. “Achei muito boa a iniciativa pois a medida incentivará as pessoas a andarem de bicicleta pela cidade e, consequentemente, serão menos carros nas ruas. O que falta para complementar é a criação de uma ciclovia, demanda antiga da população. O ideal seria uma que cortasse a cidade, ligando Olaria a Conselheiro Paulino”, disse ele. 

Jorge explica também que mora no centro da cidade e, por isso, não utiliza a bicicleta como meio de locomoção. Ainda sim, acredita que a nova lei só trará benefícios. “É uma medida viável, de baixo custo e com um grande impacto social pois, além de representar uma alternativa de transporte, o uso da bicicleta é uma atividade saudável”, falou, acrescentando que tem um amigo que mora em Vales dos Pinheiros e sempre vem ao centro de bicicleta. “Mas, como não há bicicletários pela cidade, ele deixa a bike aqui na minha loja. Muitas pessoas devem ter o mesmo problema e, por isso, não utilizam bicicleta para se locomover”, pontuou ele. 

Vale destacar ainda que embora haja um prazo para a normatização, a determinação não prevê qual será a punição para os estabelecimentos que não respeitarem a legislação.

Foto da galeria
Vereador Gustavo Barroso, autor da lei (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Lei | bicicleta | bicicliterário | mobilidade urbana | Nova Friburgo | Câmara Municipal de Nova Friburgo | Trânsito | Transporte | infraestrutura
Publicidade