Nova Friburgo tem nova secretária de Saúde

Cedida pela Prefeitura do Rio de Janeiro, titular assumiu a pasta nesta segunda
segunda-feira, 20 de março de 2017
por Jornal A Voz da Serra
A nova secretária de saúde, Suzane Menezes, o prefeito Renato Bravo e a subsecretária Executiva de Saúde, Michelle Silvares (Foto: Daniel Marcus/PMNF)
A nova secretária de saúde, Suzane Menezes, o prefeito Renato Bravo e a subsecretária Executiva de Saúde, Michelle Silvares (Foto: Daniel Marcus/PMNF)

A enfermeira Suzane Oliveira Menezes é a nova secretária de Saúde de Nova Friburgo. Com mais de 29 anos de experiência, ela foi apresentada nesta segunda-feira, 20, pelo prefeito Renato Bravo e já assumiu a pasta em meio à campanha de vacinação contra a febre amarela, que no último fim de semana imunizou 14 mil pessoas na cidade.

“Esta é uma empreitada difícil, mas absolutamente empolgante, que é a melhoria da saúde pública de Nova Friburgo. Vocês têm acompanhado esse desenvolvimento, como as coisas têm acontecido. Tudo de uma forma muito leal, correta, transparente, para que nós possamos verdadeiramente melhorar a saúde dos nossos queridos friburguenses”, declarou Renato Bravo.

Suzane já integrava o Comitê de Gestão da Saúde como consultora. Todas as iniciativas já implementadas e outras que ainda estão para acontecer estão mantidas, como as melhorias no Hospital Municipal Raul Sertã, mutirões de cirurgias, capacitação de servidores, descentralização do atendimento e da marcação de consultas e exames, além do fortalecimento da atenção básica e a humanização do atendimento.

“É um orgulho fazer parte desse comitê e hoje ser uma representante desse grupo. A Saúde tem milhões de desafios. Então precisamos agregar os diversos saberes, a comunidade tem que participar conosco. Vou trazer um pouco do que aprendi ao longo da vida pública para Nova Friburgo. O compromisso desse Comitê de Gestão da Saúde será pautado em três grandes alicerces: transparência, saneamento financeiro e cuidados com a assistência e com o que as pessoas precisam”, disse Suzane.

 

Suzane assume a posição ocupada pela médica Michelle Silvares Duarte de Oliveira, que desde de fevereiro estava no cargo interinamente, depois que Rodrigo Romito foi exonerado da função. Michelle, de 39 anos, agora é subsecretária executiva de Saúde - função que se equipara a de secretária de Saúde, segundo o governo. Ela tem experiência em gestão de unidades rede privada e pública na área hospitalar e gestão de contratos médicos.

“A gente tem um planejamento muito grande ainda a ser feito. Temos muitas mudanças boas para a saúde de Nova Friburgo. Estamos apenas começando. Desde o início temos mapeado a Saúde e já conseguimos mostrar um aspecto de melhorias. Começamos algumas ações que tiveram um grande impacto e vamos continuar trabalhando pelos friburguenses”, afirmou Michelle.

Além do prefeito Renato Bravo, da nova secretária de Saúde, Suzane Menezes, e da subsecretária Executiva de Saúde, Michelle Silvares, também participaram da coletiva Luiz Hubner, do Comitê de Gestão da Saúde, Marcelo Gustavo Moreira Franco e Paulo Eduardo de Souza.

Nova secretária

Suzane tem 52 anos e é graduada em enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela é especialista em enfermagem obstétrica pela mesma instituição, em enfermagem neonatal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), além de ser especialista e mestre em gestão de saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A nova secretária atua como consultora da área técnica do Ministério da Saúde na área de saúde da criança, entre os projetos mais relevantes, a Rede Cegonha e o Método Canguru. Suzane foi superintendente de Maternidades na Prefeitura do Rio de janeiro 2010 a 2014 e foi coordenadora-geral de Urgência e Emergência, de 2014 a 2017, quando foi cedida para Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: undefined
Publicidade