Nova Friburgo tem Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Campanha acontece em diversas unidades de saúde da cidade
sexta-feira, 12 de maio de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Posto de Saúde Sylvio Henrique Braune (Foto: Arquivo AVS)
Posto de Saúde Sylvio Henrique Braune (Foto: Arquivo AVS)

Seguindo o calendário divulgado pelo Ministério da Saúde, neste sábado, 13, é o Dia D de imunização contra a gripe em diversas cidades do país. Em Nova Friburgo, a população poderá se vacinar durante todo o dia, em diversos pontos de imunização. A policlínica Sylvio Henrique Braune, no Centro, o posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria, a Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira, em São Geraldo e a Unidade Básica de Saúde Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira, farão a vacinação neste sábado das 8h às 17h. Já o posto de saúde Waldir Costa, em Conselheiro Paulino, funcionará entre 9h e 16h.

Para atender o grande público-alvo da campanha, a Secretaria de Saúde também distribuirá as doses em 13 unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF). São elas: ESF Lumiar, São Pedro da Serra, Stucky, Vargem Alta, Mury, Varginha, Amparo, Nova Suíça, Campo do Coelho, São Lourenço, Centenário, Olaria III e Riograndina. Todas funcionarão das 9h às 16h.

A campanha de vacinação contra a gripe Influenza começou no dia 17 de abril e segue até o próximo dia 26. Apesar de já ter começado há algumas semanas, de acordo com a pasta, a procura por imunização ainda é baixa no município. Até agora, menos da metade do público-alvo foi imunizado. Em toda a cidade existem pouco mais de 42 mil pessoas aptas a se imunizarem.

Segundo a coordenadora de Imunização de Nova Friburgo, Ana Paula Lessa, a orientação àquelas pessoas que ainda não tomaram a vacina é que procurem as unidades de saúde do município o quanto antes, já que o período mais frio do ano se aproxima e a vacina leva cerca de 15 dias para garantir a imunidade.

A vacina contra a gripe é destinada a recém-nascidos de seis meses a crianças de quatro anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e mulheres puérperas, de 45 dias após o parto, idosos com idade acima de 60 anos e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (com prescrição médica com indicação da vacina). Trabalhadores da saúde e professores da rede pública e particular também fazem parte do público-alvo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade