Nova Friburgo tem 10 focos de incêndio num só dia

Seca agrava situação das queimadas. Incêndio destrói vegetação em Amparo e chamas se aproximam de residências, causando pânico
quinta-feira, 14 de setembro de 2017
por Karine Knust
A área queimada de Parada Folly, em Amparo (Foto: Henrique Pinheiro)
A área queimada de Parada Folly, em Amparo (Foto: Henrique Pinheiro)

Os dias quentes e secos de setembro chegaram e, com eles, o aumento no número de queimadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo, só na tarde da última terça-feira, 12, o município registrou dez  focos de incêndio em vegetação. O maior deles na Parada Folly, em Amparo.

O incêndio de grandes proporções destruiu boa parte da vegetação e assustou moradores do loteamento. De acordo com quem reside na localidade, as chamas teriam começado do outro lado da montanha, no loteamento Tiradentes, e se alastrado rapidamente.

“Fui deixar as crianças na escola e quando voltei, alguns minutos depois, as chamas já estavam na mata do outro lado da calçada. Foi tempo de sair do carro correndo para não inalar a fumaça e chegar em casa a tempo de fechar todas as janelas e portas para não encher ainda mais de fuligem”, conta a costureira Laine Rocha, de 31 anos, moradora do Condomínio Nova Opção.

Perto dali, a funcionária pública Roseli Torres, de 57 anos, usou uma mangueira de jardim para tentar conter o fogo que, por pouco, não invadiu a casa. “Foi questão de poucos minutos para o fogo vir parar aqui do lado de casa. Quando começamos a ver as chamas se aproximando nós pegamos uma mangueira e baldes e começamos a tentar molhar a vegetação em volta da casa. Ficamos fazendo isso por mais de duas horas, até que o bombeiro conseguisse chegar a esse ponto do loteamento para apagar o fogo”, relata Roseli.

Em outra parte da localidade, na Rua Arminda Gripp Folly, o aposentado Luiz Antônio, de 63 anos, relata o que viu: “O fogo se alastrou muito rápido. Moro aqui há 10 anos e essa é a segunda vez que vejo uma queimada grande, mas acho que não tanto quanto essa”, conta Luiz, que acredita que o fogo pode ter sido provocado. “O lixo pega fogo muito rápido e muita gente usa esse método para se desfazer das coisas. Às vezes a pessoa coloca fogo no próprio terreno para queimar mato seco e a chama se alastra”, afirma ele.

Crença que é confirmada pelos bombeiros e por quem passa pela localidade. No trajeto de volta para o centro da cidade na manhã desta quarta-feira, 14, por exemplo, nossa equipe flagrou dois casos - com menos de 100 metros de distância entre eles - de moradores colocando fogo em entulhos. No segundo caso, inclusive, as chamas chegavam perto de um ponto de parada de ônibus.

Para se ter uma ideia da dimensão do incêndio no loteamento Parada Folly, a estimativa, segundo o Corpo de Bombeiros, é de que a área atingida pelas chamas seja equivalente a 100 campos de futebol. Ainda na terça-feira, porém, o incêndio já havia sido contido.

Outros focos de incêndio também foram registrados na Estrada Girassol, Amparo, Catarcione, Cascatinha, Lumiar e São Pedro da Serra. Todos já controlados. Queimadas em vegetação também estão sendo registradas na região. Na tarde desta quarta-feira, 13, por exemplo, o Corpo de Bombeiros estava tentando combater dois focos de incêndio em Barra Alegre, distrito de Bom Jardim, que atingem a região desde sexta-feira, 8. Vale lembrar que todos os tipos de lixo deixados em encostas, matas e trilhas são potencializadores de queimadas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Calor | inverno | Frio
Publicidade