Nova Friburgo registrou mais de 90% de ocupação hoteleira durante o carnaval

​Natureza e tranquilidade foram os principais atrativos da região para os turistas
quinta-feira, 02 de março de 2017
por Karine Knust
Nova Friburgo registrou mais de 90% de ocupação hoteleira durante o carnaval

O carnaval acabou, mas deixou resultados positivos para muita gente. Com o grande número de turistas circulando pelas ruas da cidade ou aproveitando as belezas naturais da região, a ocupação hoteleira em Nova Friburgo superou 90% em diversos estabelecimentos.

Para a vice-presidente do Convention e Visitors Bureau do município, Eujani Libotte, o segredo para atrair os turistas está nas inúmeras opções de turismo em meio à natureza e a tranquilidade da folia na região. “Ainda não fizemos o levantamento completo, mas acreditamos que a ocupação dos hotéis da cidade, de modo geral, tenha variado de 90 a 95% este ano. O carnaval é sempre uma época boa para o setor”, explica ela.

Também gerente de um dos mais tradicionais hotéis do centro da cidade, Eujani ainda fala sobre o perfil do público que procura Nova Friburgo durante o carnaval: “Apesar da programação de blocos e desfiles que o município oferece, o público que vem para a cidade nessa época normalmente está à procura de descanso e circuitos gastronômicos. São pessoas de faixa etária acima dos 40 anos, que vêm de cidades como Niterói, Rio de Janeiro e até aqueles que fogem da Região dos Lagos, que também recebe muitos turistas nessa época, como Macaé e Rio das Ostras, para descansar aqui em Friburgo”.

A movimentação de turistas também foi grande nos distritos. Em Lumiar, por exemplo, algumas pousadas chegaram a registrar 100% de ocupação. E apesar da programação especial de folia, muitos procuraram a região também para descansar e se conectar com a natureza. Pelo menos é o que garante o turismólogo e proprietário de uma pousada da região, Alexandre Vidal.

“Ficamos a três quilômetros de distância do centro de Lumiar, na Estrada do Ribeirão das Voltas, não temos internet por aqui, e mesmo assim registramos ocupação máxima durante esse carnaval. Temos uma programação musical durante alguns dias da semana, mas quem vem para a pousada, realmente, chega para curtir a tranquilidade, passear, aproveitar as cachoeiras. Brinco com meus clientes que aqui a conexão é outra, é com a natureza”, conta Alexandre.

Para a secretaria estadual de Turismo, o crescimento do setor também é resultado das ações do Programa Rio+3, criado pela pasta para divulgar atrativos de municípios que ficam a menos de três horas do Rio de Janeiro. “Os dados confirmam não apenas o potencial turístico do estado, que atrai um número cada vez maior de visitantes, como também a preocupação dos municípios em elaborar uma programação diversificada que agrade a todos os tipos de foliões”, comenta o secretário da pasta, Nilo Sergio Felix.

Em Nova Friburgo, foram mais de 30 blocos passando pelo centro e distritos e desfile de quatro blocos de enredo e  escolas de samba. Segundo a secretaria municipal, a estimativa é de que Nova Friburgo tenha recebido mais 24 mil visitantes neste carnaval.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: carnaval 2017
Publicidade