Nova Friburgo leva o título do Municipal Sub-17

Equipe de Conselheiro herdou vaga na final e bateu o Tricolor da Serra por 3 a 0
quarta-feira, 17 de abril de 2019
por Vinicius Gastin (esportes@avozdaserra.com.br)
Após recursos e vaga na final, o Nova Friburgo faturou o título do Municipal Sub-17
Após recursos e vaga na final, o Nova Friburgo faturou o título do Municipal Sub-17

Até o final da última semana, a decisão do Campeonato Municipal Sub-17 teria Friburguense x Raça. No entanto, o time do bairro Rui Sanglard foi punido pela escalação de um jogador irregular na semifinal contra o Nova Friburgo, e a equipe de Conselheiro Paulino, após julgamento dos recursos pela Liga Nova Friburgo de Desportos, herdou a vaga na final.

Em campo, a equipe verde e vermelho bateu o Tricolor da Serra por 3 a 0, em partida realizada na tarde do último sábado, 13, no estádio Marcio Branco, em Stucky. Além da taça, o Nova Friburgo também contou com o artilheiro da competição, o meia atacante Victor, de 16 anos.

Entenda o caso

Logo após a semifinal promovida no estádio Eduardo Guinle, surgiu a suspeita de que o Raça havia escalado um jogador irregularmente para a disputa daquela partida. O Nova Friburgo impetrou recurso junto à Liga Nova Friburgo de Desportos, que aceitou o pedido e também deu a oportunidade para que o time do Rui Sanglard pudesse recorrer.

Em decisão assinada por Leonardo Féu, a Liga reconheceu que a solicitação do clube foi aceita com o seguinte argumento: “Diante das anotações e provas, e atendendo o clube requerente, fica apenado ao clube Raça a perda de pontos no jogo Raça F.C x Nova Friburgo F.C e face a garantir a informação desta apenação, e abrir prazo legal para a defesa do clube Raça até as 17 horas do dia 11/4/2019″, diz o comunicado oficial. O Raça tentou reaver a decisão, mas teve o pedido indeferido por representantes da entidade.

A trajetória do campeão

A caminhada do Nova Friburgo rumou ao título da competição começou justamente contra o Raça, onde foi derrotado. Pela segunda rodada a equipe verde e vermelha ficou no empate em 1 a 1 com o Bom Jardim, e na sequência, voltou a empatar pelo mesmo placar. Na última rodada da primeira fase, houve vitória sobre o Unidos do Alto pelo placar de 2 a 1.

Na semifinal a equipe verde e vermelha acabou derrotada dentro das quatro linhas, mas após decisão da Liga Nova Friburgo de Desportos o resultado foi invalidado após a escalação de um atleta irregularmente pela equipe adversária. No confronto em campo contra o Raça, o rival levou a melhor e venceu por 1 a 0, em partida disputada na tarde do último dia 6, no estádio Eduardo Guinle, em Olaria.

Frizão modificado

Sem tirar os méritos da conquista do Nova Friburgo F. C., o Friburguense teve um time bastante modificado para a final, inclusive composto por jovens atletas de categorias menores e da escolinha do clube, que treina aos sábados no Eduardo Guinle. Isso porque o time sub-17 principal do Tricolor está vivendo uma nova e marcante experiência fora do país, e assim como aconteceu há dois anos com a equipe infantil, o juvenil está em Portugal, onde participa de um torneio de futebol.

O grupo embarcou para a Ilha da Madeira no último dia 11, e permanecerá em solo lusitano até o dia 22. Nesta edição, diversos clubes de destaque da Europa também estão presentes, à exemplo do Atlético de Madrid e do Juventus (que conta com a presença do filho do craque português Cristiano Ronaldo).

Em 2017, o Frizão participou na categoria sub-15 e conseguiu o título da Série Prata. "É uma competição importante porque agora se trata da categoria sub-17. Eu passei isso para os garotos, pois aqueles que se destacarem podem chamar a atenção e abrir portas para parcerias", destaca o gerente de futebol José Siqueira, o Siqueirinha.

Após duas rodadas, o Friburguense conseguiu alcançar o primeiro objetivo em terras portuguesas. O empate em 0 a 0 com o Andorinhas nesta terça-feira, 16, pela segunda rodada, carimbou a classificação para a próxima fase da competição. Resta definir se vai avançar em primeiro ou segundo lugar do grupo. No primeiro jogo, na última segunda-feira, 15, o Frizão havia vencido o também português Canicense por 2 a 1, com gols de Matheus e Luã.

O Municipal

O Campeonato Municipal Sub-17 é uma das competições oficiais do calendário da Liga Nova Friburgo de Desportos, presidida por Geraldo Heringer. A competição teve início no último dia 16 de março, e as partidas aconteceram aos sábados, em sedes diferentes. A competição contou com a participação de Bom Jardim, Raça Friburgo e Unidos do Alto, no grupo A, e Nova Friburgo, Grêmio e Friburguense, no grupo B.

Na primeira fase, a classificação final teve o Friburguense como líder da competição, somando nove pontos, 13 gols marcados e dois sofridos. Na sequência aparecem Raça (6 pontos), Nova Friburgo (4), Bom Jardim (4), Unidos do Alto (3) e Grêmio (não pontuou).

As partidas tiveram duração de 40 minutos em cada tempo, e cada equipe inscreveu 25 atletas. As quatro equipes com as melhores colocações seguiram para a disputa das semifinais. Na grande decisão não havia vantagem de empate, e em caso de igualdade, o campeão seria conhecido nas cobranças de pênaltis, o que não foi necessário.

 Ainda para este ano, o calendário da Liga Nova Friburgo de Desportos prevê campeonatos nas categorias Sub-11, 13, 15 e 20, além do futsal em cinco categorias, a participação no campeonato Estadual Sub-17 e, possivelmente, na Copa Rio de Clubes, além da possibilidade do Festival Feminino. Competições em outras modalidades também são avaliadas pela direção da entidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futebol
Publicidade