Nova Friburgo leva o título do Municipal Sub-17

Equipe de Conselheiro herdou vaga na final e bateu o Tricolor da Serra por 3 a 0
quarta-feira, 17 de abril de 2019
por Vinicius Gastin (esportes@avozdaserra.com.br)
Após recursos e vaga na final, o Nova Friburgo faturou o título do Municipal Sub-17
Após recursos e vaga na final, o Nova Friburgo faturou o título do Municipal Sub-17

Até o final da última semana, a decisão do Campeonato Municipal Sub-17 teria Friburguense x Raça. No entanto, o time do bairro Rui Sanglard foi punido pela escalação de um jogador irregular na semifinal contra o Nova Friburgo, e a equipe de Conselheiro Paulino, após julgamento dos recursos pela Liga Nova Friburgo de Desportos, herdou a vaga na final.

Em campo, a equipe verde e vermelho bateu o Tricolor da Serra por 3 a 0, em partida realizada na tarde do último sábado, 13, no estádio Marcio Branco, em Stucky. Além da taça, o Nova Friburgo também contou com o artilheiro da competição, o meia atacante Victor, de 16 anos.

Entenda o caso

Logo após a semifinal promovida no estádio Eduardo Guinle, surgiu a suspeita de que o Raça havia escalado um jogador irregularmente para a disputa daquela partida. O Nova Friburgo impetrou recurso junto à Liga Nova Friburgo de Desportos, que aceitou o pedido e também deu a oportunidade para que o time do Rui Sanglard pudesse recorrer.

Em decisão assinada por Leonardo Féu, a Liga reconheceu que a solicitação do clube foi aceita com o seguinte argumento: “Diante das anotações e provas, e atendendo o clube requerente, fica apenado ao clube Raça a perda de pontos no jogo Raça F.C x Nova Friburgo F.C e face a garantir a informação desta apenação, e abrir prazo legal para a defesa do clube Raça até as 17 horas do dia 11/4/2019″, diz o comunicado oficial. O Raça tentou reaver a decisão, mas teve o pedido indeferido por representantes da entidade.

A trajetória do campeão

A caminhada do Nova Friburgo rumou ao título da competição começou justamente contra o Raça, onde foi derrotado. Pela segunda rodada a equipe verde e vermelha ficou no empate em 1 a 1 com o Bom Jardim, e na sequência, voltou a empatar pelo mesmo placar. Na última rodada da primeira fase, houve vitória sobre o Unidos do Alto pelo placar de 2 a 1.

Na semifinal a equipe verde e vermelha acabou derrotada dentro das quatro linhas, mas após decisão da Liga Nova Friburgo de Desportos o resultado foi invalidado após a escalação de um atleta irregularmente pela equipe adversária. No confronto em campo contra o Raça, o rival levou a melhor e venceu por 1 a 0, em partida disputada na tarde do último dia 6, no estádio Eduardo Guinle, em Olaria.

Frizão modificado

Sem tirar os méritos da conquista do Nova Friburgo F. C., o Friburguense teve um time bastante modificado para a final, inclusive composto por jovens atletas de categorias menores e da escolinha do clube, que treina aos sábados no Eduardo Guinle. Isso porque o time sub-17 principal do Tricolor está vivendo uma nova e marcante experiência fora do país, e assim como aconteceu há dois anos com a equipe infantil, o juvenil está em Portugal, onde participa de um torneio de futebol.

O grupo embarcou para a Ilha da Madeira no último dia 11, e permanecerá em solo lusitano até o dia 22. Nesta edição, diversos clubes de destaque da Europa também estão presentes, à exemplo do Atlético de Madrid e do Juventus (que conta com a presença do filho do craque português Cristiano Ronaldo).

Em 2017, o Frizão participou na categoria sub-15 e conseguiu o título da Série Prata. "É uma competição importante porque agora se trata da categoria sub-17. Eu passei isso para os garotos, pois aqueles que se destacarem podem chamar a atenção e abrir portas para parcerias", destaca o gerente de futebol José Siqueira, o Siqueirinha.

Após duas rodadas, o Friburguense conseguiu alcançar o primeiro objetivo em terras portuguesas. O empate em 0 a 0 com o Andorinhas nesta terça-feira, 16, pela segunda rodada, carimbou a classificação para a próxima fase da competição. Resta definir se vai avançar em primeiro ou segundo lugar do grupo. No primeiro jogo, na última segunda-feira, 15, o Frizão havia vencido o também português Canicense por 2 a 1, com gols de Matheus e Luã.

O Municipal

O Campeonato Municipal Sub-17 é uma das competições oficiais do calendário da Liga Nova Friburgo de Desportos, presidida por Geraldo Heringer. A competição teve início no último dia 16 de março, e as partidas aconteceram aos sábados, em sedes diferentes. A competição contou com a participação de Bom Jardim, Raça Friburgo e Unidos do Alto, no grupo A, e Nova Friburgo, Grêmio e Friburguense, no grupo B.

Na primeira fase, a classificação final teve o Friburguense como líder da competição, somando nove pontos, 13 gols marcados e dois sofridos. Na sequência aparecem Raça (6 pontos), Nova Friburgo (4), Bom Jardim (4), Unidos do Alto (3) e Grêmio (não pontuou).

As partidas tiveram duração de 40 minutos em cada tempo, e cada equipe inscreveu 25 atletas. As quatro equipes com as melhores colocações seguiram para a disputa das semifinais. Na grande decisão não havia vantagem de empate, e em caso de igualdade, o campeão seria conhecido nas cobranças de pênaltis, o que não foi necessário.

 Ainda para este ano, o calendário da Liga Nova Friburgo de Desportos prevê campeonatos nas categorias Sub-11, 13, 15 e 20, além do futsal em cinco categorias, a participação no campeonato Estadual Sub-17 e, possivelmente, na Copa Rio de Clubes, além da possibilidade do Festival Feminino. Competições em outras modalidades também são avaliadas pela direção da entidade.

LEIA MAIS

Partida faz parte da preparação da equipe para a Série B1 na temporada 2019

Dois jogos já foram realizados, contra o Itaboraí e Boa Vista. Próxima partida ainda será confirmada

Garotos do Friburguense farão estreia em casa contra o Duque de Caxias

Publicidade
TAGS: futebol