Nova Friburgo é a 2ª mais inteligente do estado e a 5ª mais inteligente do Brasil

Cidade se destaca no ranking Connected Smart Cities por ter criado estratégias que facilitam acesso da população a serviços e infraestrutura
sábado, 05 de outubro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A sede do Cidade Inteligente (Arquivo AVS)
A sede do Cidade Inteligente (Arquivo AVS)

Durante o I Encontro do Ecossistema de Bioeconomia de Nova Friburgo e região (BioFriburgo), realizado na última quarta-feira, 2, na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) com a participação de estudantes, ambientalistas, empreendedores e gestores públicos, o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Marcelo Verly, anunciou o ranking Connected Smart Cities 2019, promovido pela consultoria Urban Systems, com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, qualificando e ranqueando as mais inteligentes e conectadas do país. 

Baseado em 11 eixos temáticos, entre eles educação, segurança, meio ambiente e mobilidade urbana, o ranking contempla todas as cidades do país com mais de 50 mil habitantes.  Foi no quesito meio ambiente, tema do I BioFriburgo, que a cidade recebeu sua melhor avaliação, sendo classificada como a 2ª mais inteligente do Estado do Rio, perdendo apenas para Niterói, e a 5ª mais inteligente do Brasil. Entre as cidades médias, de 100 a 500 mil habitantes, Nova Friburgo se posiciona como a 1ª do ranking no Estado do Rio e a 3ª do Brasil. 

A pesquisa prioriza indicadores de infraestrutura e acesso a serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, recuperação de resíduos sólidos e monitoramento de áreas de risco. Nova Friburgo também obteve avaliações de destaque nos quesitos educação e segurança, passando a figurar entre as top 100 do ranking nacional. No eixo temático de educação, obteve a 32ª posição do Brasil, a 2ª do Estado no ranking global e 1ª entre as cidades médias. Já no eixo temático de segurança, a cidade ocupa a 71ª posição do Brasil, 4ª do Estado no ranking global e 2ª do Estado entre as cidades médias.

O BioFriburgo

O evento BioFriburgo foi promovido pela Prefeitura de Nova Friburgo com apoio da Acianf, Sebrae, Instituto Pindorama e parceiros e contou com uma série de palestras. O tema Bioeconomia, potencialidades e políticas públicas, foi abordado por Sérgio Paiva, do Sebrae; “O papel da AgeRio no fomento à Bioeconomia e Sustentabilidade” foi discutido por Dara Silva, diretora de operações da AgeRio; e o tema “Parcerias estratégicas das instituições educacionais, científicas e tecnológicas em prol da inovação empresarial”, coube a Marcelo Poppe, assessor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Logo após, foram esclarecidas diversas dúvidas apresentadas por diversos participantes.

O BioFriburgo também contou com pitches (breves apresentações de projetos) por líderes de empresas e organizações que atuam nas áreas de bioeconomia e sustentabilidade, seguidos da leitura da Carta de Nova Friburgo em prol da Bioeconomia e Desenvolvimento Sustentável. Nela, foram destacados aspectos como a extensa área preservada do município, a exuberância e diversidade de sua natureza, a reserva de Mata Atlântica existente no território friburguense, os diversos setores econômicos associados à bioeconomia que já existem em Nova Friburgo, a importância da sensibilização da juventude para a defesa do meio ambiente e as perspectivas de novos avanços em termos de legislação, pesquisas e incentivos, entre outros. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade