No inverno, descascar mais e desembalar menos

Na estação mais fria do ano, alimentos mais saudáveis e ricos em vitamina C ajudam a manter o bem-estar e a saúde
sexta-feira, 23 de junho de 2017
por Guilherme Alt, com fotos de Rodrigo Azevedo
Tortellini de coentro caboclo com camarão e manteiga de dendê
Tortellini de coentro caboclo com camarão e manteiga de dendê

 

A combinação de proteínas, carboidratos e a melhor maneira de se alimentar sem deixar de lado a saúde

 

Sopas, cozidos, caldos, massas… Exemplos de uma grande variedade de pratos consumidos durante o inverno. Paralelamente às delícias quentes, é importante não se descuidar da saúde. Ao longo da estação mais fria do ano, alimentos ricos em vitamina C ganham mercado e ajudam a manter o bem-estar.

O chef Isaías Neries, do hotel Parador Lumiar, montou receitas especiais para o inverno. De acordo com o chef, no inverno, em noites nas quais os termômetros chegam a registrar temperaturas abaixo de 10 graus, nada mais adequado do que massas confortantes e cremes encorpados, além dos tradicionais fondues. Entre as características mais marcantes das novas receitas, Isaías ressalta o uso de folhas não convencionais no preparo dos pratos, todas vindas da horta orgânica do hotel. “Destaco especialmente as utilizadas no preparo das massas frescas, como as folhas de tomate, de coentro caboclo e de anis”, explica.

A seleção de sopas e caldos ganhou opções como a sopa de legumes com melissa e poejo, sopa de cogumelos selvagens, o creme de folhas de capuchinha com alho-poró, além de um inusitado creme feito com folhas de urtiga, que leva também cebola picles caramelizada e vinagrete balsâmico. Entre as sugestões de massas preparadas artesanalmente no restaurante, alguns destaques são o garganelli feito com folha de tomate ao ragu à bolonhesa, o tortellini feito com folha de coentro caboclo e recheado com camarão e manteiga de dendê e o nhoque de folha de anis ao molho de queijo boursin. De sobremesa, a sugestão é o creme brulèe de rapadura com paçoca. Para os fãs de fondue, uma boa novidade: fondue de doce de leite servido com queijo minas, churros e banana.

A nutricionista Julia Geminiani alerta para o consumo de determinados produtos. Segundo Julia, evitar alimentos industrializados é essencial. “Em relação às sopas e caldos é importante que os mesmos sejam frescos. Devemos evitar ao máximo o consumo de sopas instantâneas, aquelas vendidas em pó, pela quantidade excessiva de sódio e aditivos químicos da indústria. A regra é simples, devemos descascar mais e desembalar menos.”.

Outra dica importante, de acordo com a nutricionista, é dar ênfase ao consumo de frutas e vegetais que estão na safra. De maneira geral, além de mais baratos, eles tendem a ser mais frescos e apresentam aromas e sabores intensos. “Eles tornam-se mais atrativos sensorialmente. As condições climáticas favoráveis à produção destes alimentos contribuem para que os mesmos fiquem mais nutritivos, assim como reduzem a utilização de agrotóxicos”, sugere.

Outras sugestões da nutricionista

Entre os frutos que estão na safra temos o morango e a tangerina, ricas em vitamina C, que amenizam os sintomas de gripes e resfriados, comuns nesta época do ano. A vitamina C participa da síntese de colágeno, e quando consumida após o almoço e o jantar, aumenta a absorção do ferro, evitando assim o surgimento da anemia. “A ação antioxidante da vitamina sobre os chamados radicais livres é um aliado do nosso corpo no combate ao desenvolvimento do câncer”, exemplifica Julia.

De acordo com a profissional, o abacate, que também é rico em antioxidantes, vem ganhando destaque recentemente pelo perfil de gorduras que possui. “As gorduras monoinsaturadas presentes na fruta são reconhecidas por reduzirem o colesterol total e a fração LDL, conhecido como colesterol ruim. Vale ressaltar que o consumo excessivo de gorduras está associado ao aumento do peso corporal”, finaliza.

 

  • Sopa de legumes com melissa e poejo

    Sopa de legumes com melissa e poejo

  • Nhoque de folha de anis ao molho de queijo boursin

    Nhoque de folha de anis ao molho de queijo boursin

  • O chef Isaias Neries: pratos preparados com alimentos colhidos na horta do Parador

    O chef Isaias Neries: pratos preparados com alimentos colhidos na horta do Parador

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: inverno | Frio | Turismo
Publicidade