No dia da árvore, Friburgo ganha mais mudas de espécies nativas

Plantio será nas praças das Colônias e do Suspiro. Na Getúlio Vargas, plantas serão "deixadas" nos bancos
quinta-feira, 21 de setembro de 2017
por Karine Knust
Muda plantada saábado passado no Terra Nova (Arquivo AVS)
Muda plantada saábado passado no Terra Nova (Arquivo AVS)

Hoje, 21, às 10h, Dia da Árvore, Nova Friburgo vai ganhar mais 35 mudas de árvores nativas. A ação vai acontecer em dois pontos da cidade. Atrás da Praça das Colônias, na parte inferior da contenção da encosta do Morro do Teleférico, serão plantadas 25 mudas. Outras dez árvores serão fincadas nos jardins da Praça do Suspiro, como ato simbólico representando cada um dos países colonizadores da cidade.

Organizado pela Associação das Colônias de Nova Friburgo (Ascofri), em parceria com a prefeitura, com o Horto Municipal e o Tiro de Guerra do Exército, o evento deve reunir diversas autoridades. Além de celebrar o Dia da Árvore, a ação acontece em apoio ao projeto “Friburgo 200 anos” e comemora a chegada da Primavera, estação que começa oficialmente nesta sexta-feira, 22.

De acordo com o coordenador do Horto Municipal, Jorge Natureza, de onde as mudas sairão, dentre as espécies que serão plantadas nesta quinta-feira, estão quaresmeiras, ipês amarelos, patas de vaca e urucuns.

Rumo às 200 mil mudas

Em julho deste ano a Prefeitura de Nova Friburgo divulgou o projeto que visa plantar 200 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em território friburguense até o dia 16 de maio de 2018, data em que a cidade completará seu bicentenário. A ação é capitaneada pelo Instituto Cio da Terra, projeto com sede na região de Lumiar e Benfica, e com  foco na preservação do meio ambiente.

A primeira localidade a ser contemplada com mudas foi a Via Expressa, entre os bairros de Olaria e Cônego, no dia 28 de julho. Por lá foram plantadas 200 mudas. Dentre elas estão o ipê rosa, amarelo e roxo, cedro, jacarandá, jatobá, pau formiga, marinheiro, canafístula, leiteira, goiabeira, capixingui, aroeira, ingá, pata de vaca, sangra d’água, entre outras.

Já no último sábado, 16, foi a vez do condomínio Terra Nova participar do projeto. A localidade recebeu 200 mudas de ipês e quaresmeiras, doadas pelo Rotary Club de Teresópolis como presente pelos 200 anos da cidade. O plantio foi realizado com a presença de representantes dos Rotary clubes Caledônia, Nova Friburgo, Imperador, Suspiro e Olaria, junto com o prefeito Renato Bravo e parte do secretariado.

De acordo com o governo municipal, além de celebrar o aniversário do município de forma marcante, o projeto 200 mil mudas visa conscientizar a população sobre a necessidade de preservação da natureza.

Ação no Centro vai distribuir mudas para a população

Quem passar pela Praça Getúlio Vargas hoje, 21, poderá ter a sorte de encontrar uma muda de árvore “perdida” em um dos bancos da praça. Isso porque, além do evento promovido pela Ascofri, o município contará com outra ação de comemoração ao Dia da Árvore. Desenvolvido pela empresa Ela Ecomodas, a ação consiste em deixar 15 mudas de palmito-juçara em pontos estratégicos da praça para que a população possa simplesmente pegá-las e levar para casa. “Assim como o projeto que ‘esqueceu’ livros em bancos da praça para incentivar a leitura, vamos ‘abandonar’ mudas de árvore para serem ‘adotadas”, conta Alex Santos, coordenador da ação.

Ainda segundo ele, a ideia é promover a interação com o meio ambiente. “Mais do que doar uma muda, queremos gerar conscientização. Muitas vezes aproveitamos a sombra das árvores, comemos os seus frutos sem sequer notar a importância delas no meio ambiente. Precisamos valorizar a natureza”, afirma ele acrescentando que “o fruto do palmito-juçara serve de alimento para mais de 60 animais silvestres e como polpa do açaí. Mas, infelizmente, essa árvore é uma espécie ameaçada de extinção”. As mudas distribuídas nesta ação estarão acompanhadas de um informativo sobre a espécie e formas de plantio. Além disso, serão colocadas em copos descartáveis reaproveitados, decorados com artes da desenhista de moda Dri Santos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade