Natal nas colônias de Nova Friburgo: Suíça

A tradição de São Nicolau
sábado, 22 de dezembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Natal nas colônias de Nova Friburgo: Suíça

As comemorações do Natal, na Suíça, começam no início de dezembro, dia 6, e são chamadas de Festa de São Nicolau. Em Fribourg, onde o patrono é o próprio São Nicolau, existe até uma procissão, que já chegou a atrair mais de 30 mil pessoas.

Contam as lendas que os presentes são transportados por um jumento e vêm acompanhados de uma figura um tanto sinistra, chamada de Schmutzli (sujo) em suíço-alemão, ou Père Fouettard (bicho-papão) em francês, que acompanhariam o Papai Noel. Seria assim como um ajudante do ‘bom velhinho’ na hora de distribuir os presentes. É ele que tem sempre à mão um livro com anotações sobre o comportamento das crianças, para ver se foram ou não ‘boazinhas’ durante o ano que está terminando.

Nas regiões católicas, uma figura familiar aparece no meio da noite e deixa os presentes para as crianças. Com aparência bem diferente do Papai Noel das lojas de departamentos americanas, ele veste roupa branca, usa uma mitra e se apoia num cajado. E distribui  doces, pãezinhos de mel, bengalinhas coloridas de açúcar e moedas de chocolate envoltas em papel dourado.

No dia 24, a data é comemorada com uma refeição festiva, cujos pratos variam de região para região. As famílias se reúnem na casa da ‘matriarca’, geralmente representada pela avó, bisavó - avós, de maneira geral -, tradicionalmente a responsável pela ceia, pela recepção a seus familiares. O dia 25 é dedicado a visitar a família ou simplesmente descansar.

Em Berna, capital e cidade onde predomina o idioma alemão, o prato típico é o "berner platte", composto por diversos tipos de carne de porco como costela, toucinho e salsichas, incluindo ainda o repolho cozido e batatas. Outro prato é o "schüfeli", um presunto defumado que, depois de enrolado, é servido frio como o rosbife. Além dos pratos salgados, a arte de fazer doces, biscoitos e tortas de Natal é reconhecida em todo o mundo. Nesse caso, elas são muito parecidas com as receitas especialíssimas das cozinhas alemã e austríaca.

Presidente da colônia: Geraldo Thuler

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Natal | Colonias
Publicidade