Nas Braunes, desrespeito à sinalização causa congestionamentos

Congestionamentos evidenciam o crescimento do bairro outrora tranquilo
quinta-feira, 18 de junho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Braunes
Mesmo com a placa indicando que é proibido parar e estacionar, algumas pessoas insistem e cometem infrações (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

Conhecido pelo seu aspecto residencial, o bairro Braunes está localizado a dez minutos do Centro e vinha sendo considerado pelos moradores como um lugar tranquilo para morar. Mas a localidade vem crescendo rapidamente — e a consequência é evidenciada no trânsito.

Na parte alta do bairro, não há muitas queixas. As que existem, são as mais comuns em relação a todos os outros bairros do município: lixo jogado fora dos horários específicos, despejo de entulhos e buracos nas ruas. Problemas que são esquecidos dentro de casa, onde é possível ter pela janela uma das vistas mais privilegiadas da cidade.

O maior transtorno é sem dúvida o trânsito na Rua Sara Braune, a principal do bairro, onde nos dias de semana e também em alguns fins de semanas há um maior fluxo de carros devido a uma faculdade, uma casa de festa e uma igreja que existem na região. Uma placa indicando que é proibido parar e estacionar sinaliza o início da via, mas não é respeitada, o que causa grandes transtornos tanto aos motoristas que estão de passagem como aos próprios moradores. “Tem dia que existe carro estacionado na Sara Braune inteira. O que acontece é que sempre um tem que parar para o outro poder passar. Em dia de movimento essa rua fica bem agitada. Até na frente da nossa garagem tem gente que para”, contou uma moradora que preferiu não se identificar.

A moradora Conceição Cardoso explica que o maior contratempo é em relação a faculdade. Durante os dias de semana os carros estacionados tomam conta das ruas, impedindo a passagem até dos ônibus que circulam no bairro. “Moro para cima do estacionamento da faculdade e agora as pessoas têm estacionado até na minha rua, coisa que nunca vi. Esses dias estacionaram em um lugar indevido e o ônibus não passou, travou todo o trânsito aqui para cima”, reclama a moradora. 

Todos os habitantes entrevistados disseram que o bairro Braunes é muito agradável para morar e de boa vizinhança; o que falta é planejamento para um crescimento urbano ordenado. “Sou a favor do desenvolvimento e crescimento do bairro, mas de maneira organizada. As empresas, sejam elas universidades, igrejas ou casas de festas, devem investir em estacionamentos próprios que deem vazão a todos os veículos. Braunes é um bairro que tem tudo para crescer, não só no aspecto residencial, mas também um bairro estruturado para receber o número de pessoas que recebe todos os dias sem causar transtornos para a população local, criando medidas de infraestrutura, como exemplo, a definição de mão e contramão nas principais vias e locais apropriados para estacionar”, desabafa o morador André Montechiari. 

A equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura mas até o fechamento desta edição não obtivemos resposta. 

LEIA MAIS

Na maioria dos casos flagrados pela empresa, o cartão pertence a estudantes, mas é utilizado por outras pessoas

Arlete da Silva Cabral era avó de menino que sobreviveu. Bombeiro, que também morreu, tinha epilepsia

Militar estava afastado da corporação por sofrer de epilepsia. Colisão envolveu a moto dele e mais 2 carros

  • Muitas vezes um dos motoristas tem que encostar para que o outro consiga passar (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    Muitas vezes um dos motoristas tem que encostar para que o outro consiga passar (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

  • O fluxo maior dos carros é nos dias de semana devido à faculdade e nos finais de semana por conta de casas de festa e igreja (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    O fluxo maior dos carros é nos dias de semana devido à faculdade e nos finais de semana por conta de casas de festa e igreja (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

  • Carros estacionados irregularmente na Rua Sara Braune causam transtornos a motoristas que passam pela via (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    Carros estacionados irregularmente na Rua Sara Braune causam transtornos a motoristas que passam pela via (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

  • Um dos estacionamentos da faculdade não tem estrutura para comportar a quantidade de carros que à noite se encontram no bairro (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

    Um dos estacionamentos da faculdade não tem estrutura para comportar a quantidade de carros que à noite se encontram no bairro (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

Publicidade
Agora Faz