Mutirão do Detran na Via Expressa realiza mais de 1.300 vistorias

Fila de carros estava grande, mas atendimento era rápido, pelo menos na parte da manhã
quinta-feira, 15 de março de 2018
por Karine Knust (karine@avozdaserra.com.br)

O Parque de Eventos da Via Expressa ficou movimentado nesta quinta-feira, 15, e não foi por causa de shows. É que o espaço sediou a segunda edição do Detran Presente. Desta vez, o mutirão foi focado exclusivamente no serviço de vistoria anual de veículos. Isso porque, desde o início do ano, são inúmeras as reclamações em relação à disponibilidade de vagas no posto do Detran em Nova Friburgo.

Aroldo Borges, por exemplo, foi um dos 1.373 motoristas que reservaram parte do dia para, finalmente, conseguir fazer o licenciamento anual do  veículo. “Fiquei tentando marcar a vistoria todos os dias, por dois meses. Cheguei a ser multado pela polícia em R$ 300 porque não estava com o documento atualizado. Só consegui agora porque abriram vagas para esse mutirão”, afirmou.

Cerca de cem funcionários do Detran da capital do estado participaram da ação, que aconteceu ao longo da manhã e à tarde. Segundo a diretora-geral de registro de veículos do Detran-RJ, Carla Adriana Pereira, até o dia anterior ao mutirão o órgão já havia feito o pré-agendamento para 1.500 veículos.

 “Viemos aqui para sanar uma demanda que estava reprimida no município, que é a de licenciamento anual, devido aos casos de greve que tivemos no ano passado. O mutirão deveria começar às 9h, mas antecipamos o início porque já havia muitos  carros na fila desde cedo”, contou Carla.

Apesar do grande número de veículos agendados para o mutirão de vistorias, engana-se quem pensa que foi preciso aguardar horas para ser atendido. Pelo menos não na parte da manhã. “Está sendo bem rápido. Acho que fiquei na fila por uns dez minutos”, afirmou o motorista José Fernandes, enquanto se encaminhava para o atendimento. “Foi muito rápido. Até para pegar o documento, que eu achei que poderia ser o processo mais demorado, levei somente cinco minutos”, acrescentou a motorista Denizete de Medeiros.

Além dos cem agentes realizando o atendimento, o motivo para a agilidade no serviço também estava relacionado ao número de linhas de vistoria disponibilizadas no mutirão. Enquanto o posto do Detran em Nova Friburgo tem apenas oito linhas, a ação contou com 30 tendas de vistoria e muita organização.

 “Começamos a atender às 8h e em duas horas já haviam sido vistoriados cerca de 350 carros”, afirmou a diretora.

Esta foi a segunda vez que o Detran Presente passou por Nova Friburgo. Em outubro do ano passado, o mutirão realizou 1.679 atendimentos. Na ocasião, foram disponibilizados diversos serviços, o mais procurado, entretanto, foi justamente o da Diretoria de Veículos, com 487 vistorias realizadas.

Sobre a situação do posto de Nova Friburgo, Carla esclareceu que “estão sendo feitas adaptações para melhorar o atendimento. Dentre elas, novas contratações. Após isso faremos uma avaliação do caso e, se o problema não for sanado, realizaremos novas ações”. Atualmente, o posto de vistoria do Detran no município tem capacidade para realizar 300 licenciamentos por dia.

Calendário da vistoria 2018:

  • Finais de placa 0 e 1: até 31/5
  • Finais de placa 2 e 3: até 30/6
  • Finais de placa 4 e 5: até 31/7
  • Finais de placa 6 e 7: até 31/8
  • Finais de placa 8 e 9: até 29/9
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: detran | Trânsito
Publicidade