Mureta do largo em frente ao Cavalo Preto é demolida

Local era ocupado irregularmente por pessoas em situação de rua
sexta-feira, 22 de março de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Alerrandre Barros e David Taveira)
(Fotos: Alerrandre Barros e David Taveira)

A mureta que cercava o largo da esquina da Rua Sete de Setembro com a Avenida Euterpe Friburguense, no Centro, em frente ao supermercado Cavalo Preto, foi derrubada por funcionários das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos na última sexta-feira, 22. As mesas e cadeiras de concreto e a cobertura que protege o local serão mantidas.

De acordo com a prefeitura, a intervenção foi feita após usuários e comerciantes reclamarem que pessoas em situação de rua estavam depredando e ocupando de forma irregular o espaço. Na última quarta-feira, 20, A VOZ DA SERRA mostrou que a mureta estava pichada, além de vários objetos e lixo espalhados pelo local.

“A Prefeitura de Nova Friburgo informa que providenciou a quebra da mureta que havia na pracinha, bem como a revitalização paisagística daquele espaço. O motivo da intervenção é fazer com que a pracinha deixe de servir como abrigo a moradores de rua”, diz a nota.

Entidades do comércio cobraram providências à prefeitura  

Na última semana, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, faz um apelo, por ofício, à prefeitura pedindo auxílio para solucionar o problema. No comunicado, Rezende pediu “medidas urgentes para coibir a confusão provocada, em vários pontos da cidade, por pessoas em situação de rua. De acordo com ele, as entidades vêm recebendo reclamações de empresários associados que relatam queda de movimento em suas lojas em função desse quadro.”

“Temos consciência de que é uma questão complexa, por envolver aspectos sociais, mas acreditamos que pode ser atenuada com atuação firme e segura do poder público”, continuou Braulio no comunicado. Ainda de acordo com a mensagem, Braulio Rezende contou que, na última semana, comerciantes enviaram à CDL e ao Sincomércio fotos que mostram muita bagunça e sujeira promovidas por um grupo que se estabeleceu no Largo da esquina da Rua Sete de Setembro com a Avenida Euterpe Friburguense.

“Os empresários mencionaram brigas, gritarias com palavrões e até ameaças aos pedestres, fatos que, segundo eles, afastam os consumidores das lojas. Por isso insistimos no pedido para que a prefeitura tome providências imediatas para solucionar o problema. Essa desorganização nas ruas afeta também a população e a imagem da cidade”, terminou o comunicado.

A Secretaria Municipal de Assistência Social informou que vem atuando com foco no diálogo e no convencimento para que essas pessoas deixem de viver nas ruas. Muitos têm residência própria. A pasta orienta ainda que a população acione o 11ºBPM sempre que se deparar com situações violentas, atos libidinosos ou tráfico de drogas praticados por essas pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: moradores de rua
Publicidade