Mudança de horário de ônibus faz alunos perderem aulas

Estudantes de escolas de São Pedro da Serra não conseguem mais chegar na hora
quarta-feira, 21 de março de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Foto de leitor
Foto de leitor

Há pelo menos dez dias, alunos das escolas municipal e estadual do distrito de São Pedro da Serra estão chegando com atraso de até uma hora às salas de aula. Isso porque, segundo moradores, houve mudanças nos horários dos ônibus da empresa Faol que faz o transporte dos usuários do Riocard Escolar. Na Escola Estadual José Martins da Costa, alunos do 1º turno que antes chegavam de ônibus, no máximo, até 7h15, só estão conseguindo entrar nas salas de aula por volta das 8h. O turno da manhã tem início às 7h10. À tarde, acontece o mesmo problema. Em vez de entrarem até 12h30, os estudantes estão chegando à escola às 13h.

“A mudança no horário do ônibus afetou todo o planejamento das aulas. Se começamos a aula no horário correto, com a chegada dos alunos atrasados, temos que reiniciá-la, caso contrário, o estudante atrasado não consegue acompanhar o conteúdo”, disse o professor Alexandre Frez.

O Conselho Escolar vai encaminhar um ofício à Secretaria Estadual de Educação e à Faol para pleitear a resolução do problema. Enquanto isso, cerca de 100 alunos continuam chegando à escola com atraso. A unidade tem pouco mais de 200 matriculados e atende alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Já na Escola Municipal São Pedro da Serra, a mudança no horário do ônibus afetou o turno da tarde. De acordo com o diretor Cleber Schimidt, estudantes que antes chegavam às 12h30, estão entrando para as aulas às 13h. Na saída, alguns ficam dispersos por 40 minutos na rua, porque o ônibus que passava entre 16h50 e 17h10 agora só chega às 17h40. “Cerca de 20 alunos estão nesta situação. Temos 190 alunos. O restante utiliza o ônibus-escolar, que não costuma atrasar”, disse o diretor. A escola oferece turmas do maternal ao 5º ano do ensino fundamental.

A Associação de Moradores de São Pedro da Serra (Amasps) informou que oficializou o problema à prefeitura e à concessionária do transporte público, mas ainda não obteve resposta. A VOZ DA SERRA entrou em contato com as secretarias de Educação municipal e estadual e com a Faol nesta terça-feira, 20. Somente a Prefeitura de Nova Friburgo respondeu. Em nota, disse que a Secretaria municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) “não autorizou qualquer tipo de mudança no horário dos coletivos e irá notificar a empresa responsável pelo transporte dos atrasos”.

Linhas interditadas

Por causa dos problemas causados pelas chuvas recentes, dez linhas da Faol continuam operando parcialmente. Cordoeira, Fazenda da Laje, Granja Mimosa, Maria Teresa, Pilões, Ponte Branca, Santa Bernadete, Tingly, Vargem Alta via Stucky e Vale de Luz não estão concluindo os itinerários. A prefeitura disse que está disponibilizando equipes para fazer os reparos necessários nas estradas com buracos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Onibus | Educação | Transporte
Publicidade