Motoristas reclamam de falta de vagas para vistoria no Detran-NF

Agendamento estaria disponível apenas para cidades vizinhas como Cordeiro e Cachoeiras de Macacu
terça-feira, 06 de março de 2018
por Karine Knust (karine@avozdaserra.com.br)
Foto de capa

O ano pode até ser novo, mas a verdade é que os problemas parecem ser os mesmos já conhecidos por boa parte da população. No posto de vistoria do Detran de Nova Friburgo, por exemplo, todo ano é a mesma coisa. Basta o agendamento para o licenciamento anual de veículos começar para se multiplicarem as reclamações de quem não consegue marcar o serviço na cidade.

O empresário friburguense Maicon Sales é um dos muitos motoristas que têm encontrado dificuldades para agendar a vistoria. “Estou tentando arrumar vaga há um mês e não consigo. As opções mais próximas são em Cordeiro ou Cachoeiras de Macacu”, afirma ele. A estudante Késsila Mozer também tem enfrentado problemas: “Estou tentando marcar a vistoria da moto desde o começo de janeiro. Não consigo vaga nem para transferência”, reclama a jovem.

Com tanta dificuldade para conseguir um horário no posto do Detran, há quem esteja optando por pegar a estrada para tentar regularizar o licenciamento do carro em cidades vizinhas. “Marquei a minha vistoria para sábado em Macuco, não consegui nada aqui em Friburgo e nem em Cachoeiras de Macacu. Só tinha vaga para Cordeiro e Macuco. Como não posso esperar muito, por ser transferência, marquei por lá mesmo. Foi o jeito”, conta o vendedor Maycon Ouverney.

E parece que os problemas não estão relacionados apenas a vistoria. “Tive que fazer a transferência para o meu nome em Cordeiro. Aliás, não sei porque ainda tento realizar algum serviço aqui”, reclama o cinegrafista Oduvaldo Júnior, ressaltando os transtornos causados pela falta de vagas: “Fora o combustível, ainda é preciso gastar com dois pedágios, ida e volta”, afirma. O balconista Rafael Ferreira também precisou agendar a renovação da carteira de habilitação em Cordeiro devido a falta de vagas em Nova Friburgo. “Fiquei quase um mês tentando marcar aqui e não consegui”, conta.

Em nota enviada à redação de A VOZ DA SERRA, o Detran informou que são abertas diariamente aproximadamente 300 vagas para agendamento de vistoria anual no posto de Nova Friburgo. O órgão ainda admitiu que vem “identificando aumento na demanda”, por isso, está retomando o mutirão Detran Presente na Região Serrana para ampliar o atendimento. O Detran não esclareceu, porém, se a ação chegará a Nova Friburgo, afirmando apenas que datas e locais que ainda serão definidos. Também não foi informado se a unidade do município contará com atendimento noturno este ano.

Calendário de vistorias 2018

Os automóveis com placas com final 0 e 1 têm até 31 de maio para serem submetidos à inspeção nos postos de vistoria espalhados por todo o estado. Já aqueles veículos cuja numeração de placa tenham finais 2 e 3 devem ser vistoriados até 30 de junho. Os que terminam em 4 e 5 têm o dia 31 de julho como fim do prazo para a realização do serviço. Em seguida, os automóveis cujas placas têm como finais 6 e 7 devem ser levados aos postos de vistoria até 31 de agosto. Por fim, os veículos com placas que terminam com os números 8 e 9 têm que ser inspecionados até 29 de setembro.

Em Nova Friburgo, o posto do Detran fica no trevo de Duas Pedras. Vale destacar que o agendamento deve ser feito pelo site do Detran, www.detran.rj.gov.br ou através do telefone 0800-0204040.

LEIA MAIS

Projeto aprovado, que está para ser sancionado, prevê parada até mesmo nos ônibus que operam em linha direta

Ceg Rio prevê fornecimento para mais estabelecimentos da cidade em 2019: hoje só tem um a oferecer o gás, e caro

Espaços, num total de 50 em Friburgo, poderão ser ocupados por qualquer motorista, até 20 minutos e com pisca-alerta ligado

Publicidade
TAGS: Trânsito