Moradores pedem reabertura de colégio em Rio Bonito de Cima

Escola Municipal Nossa Senhora de Nazareth, em Lumiar, foi fechada há quase dois anos para reformas
quinta-feira, 13 de abril de 2017
por Alerrandre Barros
Foto de capa
​Mães, pais e alunos pedem a reabertura da escola de Rio Bonito de Cima (Foto: SOS Rio Bonito)

Ao menos quarenta pessoas assinaram até a última quinta-feira, 13, um abaixo-assinado online pela reabertura da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazareth, no centro de Rio Bonito de Cima, no distrito de Lumiar, em Nova Friburgo. A unidade foi fechada para reformas em 2015 e os alunos foram transferidos para outro colégio num local isolado, sem telefone e internet, cujo acesso se dá por uma estrada em péssimas condições.

“As mães e pais estão preocupados com a segurança e o rendimento dos alunos. Além da falta de telefone e internet, a professora e a merendeira não têm um carro à disposição para alguma emergência. Por causa disso, muitos pais estão optando por retirar os filhos do colégio”, disse a médica veterinária Delphine Könz, idealizadora do movimento pela escola chamado SOS Rio Bonito.  

Ela produziu um vídeo que mostra o estado da estreita estrada por onde os estudantes passam, nas vans escolares, para chegar à Escola Municipal Professora Alair Campos Ouverney, na localidade conhecida como Cabeceira. Em seis quilômetros, há buracos, lama e curvas sinuosas que põem em risco os estudantes em períodos de chuva. O vídeo também mostra imagens externas do colégio, numa área em meio a mata, distante cerca de 20 quilômetros da próxima via asfaltada.

Segundo a veterinária, ao menos 35 alunos do pré-escolar e do ensino fundamental estudam na Alair Ouverney. Em torno de 29 estudantes são do centro de Rio Bonito e os demais moram em outras localidades. Havia quatro escolas na região. Hoje, só há uma em funcionamento. No início deste mês, parte dos alunos, pais e mães realizaram um ato, em frente à antiga escola, pedindo a reabertura do espaço. “Queremos nossa escola de volta”, dizia uma faixa branca carregada por crianças.

Ainda de acordo com Delphine, mães e pais dos alunos já procuraram a secretaria municipal de Educação várias vezes, desde que a Nossa Senhora de Nazareth foi fechada, há quase dois anos, em busca de uma solução para o problema, já que a reforma da unidade nunca foi entregue. Segundo a veterinária, a escola fica próxima do posto de saúde, tem telefone, internet, portanto, uma estrutura melhor de educação e segurança.

No próximo sábado, 15, o subsecretário municipal de Educação, Igor Pinto, e o vereador Norival Espíndola (PT) vão se reunir com moradores, às 10h, em frente à escola Nossa Senhora de Nazareth para discutir a demanda dos pais e dos alunos. A VOZ DA SERRA procurou na última quinta-feira, 13, a Prefeitura de Nova Friburgo para esclarecer outras informações sobre a escola e para saber se há projeto de reforma da unidade, mas não obteve retorno devido ao ponto facultativo.

LEIA MAIS

Após mobilização, Secretaria de Educação vai avaliar pedido de moradores

Notícia foi dada pela própria secretária, em reunião com vereadores na noite de quarta-feira

Instituição não funcionou nesta quarta-feira por causa de atraso no pagamento de salários

Publicidade
Agora Faz
URL da notícia: