Meu Bairro Sustentável: Friburgo rumo aos 200 anos

A coluna sobre sustentabilidade de Renata de Rivera
terça-feira, 05 de setembro de 2017
por Renata de Rivera
Meu Bairro Sustentável: Friburgo rumo aos 200 anos

Aos seus 199 anos, linda, florida e repleta de atrativos turísticos, Nova Friburgo aproveita esse momento histórico para investir no âmbito sustentável. Cidade de colonização Suíça, o nome “Nova Friburgo” foi escolhido em virtude do significativo número de colonos originários do Cantão de Fribourg.

Outra “xará” de nossa querida cidade é o município de Freiburg, na Alemanha, que coincidindo com o nosso assunto é considerada a cidade mais sustentável do mundo de acordo com o site Pensamento Verde (http://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/cidade-alema-freiburg-considerada-sustentavel-mundo/). Localizada no Sudoeste da Alemanha, possui cerca de 1.800 painéis solares, 500km de ciclovias e bondes elétricos para uma população de 220 mil habitantes. Medidores de poluição evidenciam o baixo nível de emissão de CO². Os poucos automóveis que por lá circulam, disputando espaço com as 200 mil bicicletas, respeitam o limite de velocidade determinado pelo governo que é de 30km/h. A cidade ainda conta com um plano de proteção climática, criado em 1986 e revisado em 1996, demostrando ainda sua gestão resiliente. Porém, não foi sempre assim, na verdade o município precisou ser reconstruído após a Segunda Guerra Mundial e nesse processo foram incluídas medidas de preservação ambiental e conservação de recursos naturais. Mais uma vez servindo de referência e inspiração para nossa cidade, que foi destruída recentemente com uma das maiores tragédias climáticas do país, nos motivando a buscar por mudanças de atitudes e iniciativas inovadoras para prática da sustentabilidade.

Festival de Sustentabilidade - Sílabas

Falando em atitudes e iniciativas inovadoras, daqui a poucos dias será dado início ao 2º Festival de Sustentabilidade - Silabas (Simpósio Latino Americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade). Programação imperdível para Nova Friburgo e região que contará com dezenas de palestras, painéis, workshops, shows, cinema e ainda o mercado sustentável.

O Meu Bairro Sustentável fará parte dessa programação, divulgando suas iniciativas em um stand durante os dias do evento. Participaremos também de um debate que ocorrerá no dia 10, cujo foco será: “Nova Friburgo, um futuro sustentável para os próximos 200 anos”.

O objetivo do debate será conscientizar sobre o manejo correto dos nossos recursos, prevenção de desastres naturais, geração de renda, qualidade de vida e quais as estratégias para alcançar tais objetivos. Os temas serão: cidades sustentáveis; arquitetura de baixo impacto; produção de alimentos; e o uso racional das florestas. Pessoas de todo Brasil e América Latina estarão presentes no festival. Você, friburguense, não pode perder essa oportunidade! Programe-se!

Para conferir a programação completa, acesse http://festivaldasustentabilidade.com.br/programacao-completa

Empresário, seja um parceiro do Meu Bairro Sustentável

Contatos: (22) 99938-3408 - e-mail: meubairrosustentavel@outlook.com - facebook.com/disqueoleousado - facebook.com/meubairrosustentavel 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: sustentabilidade
Publicidade