Mesmo sem regulamentação, Uber começa operar em Friburgo nesta sexta

Empresa decide não esperar lei municipal e divulga em seu site que serviço por aplicativo será ativado às 14h
sexta-feira, 19 de janeiro de 2018
por Alerrandre Barros
Foto de capa

O Uber, aplicativo de transporte individual de passageiros, começa a operar em Nova Friburgo nesta sexta-feira, 19. O app vai ser ativado às 14h, informou a empresa através de seu site. A startup decidiu não esperar a lei municipal que veda esse tipo de serviço na cidade até regulamentação. 

A Procuradoria Geral do Município limitou-se a informar que está trabalhando na regulamentação do serviço, que será publicada nos próximos dias.

Em Friburgo, o serviço oferecido será o Uber X, com preços mais acessíveis que os demais oferecidos pela empresa. A Uber informa ainda que novos usuários que adicionarem o código promocional "novafriburgo" ganharão um desconto de R$ 20 na primeira viagem na cidade.

Para solicitar o motorista, o usuário precisa instalar aplicativo no celular, informar o endereço da viagem. O app identifica o motorista mais próximo e envia o nome e foto do condutor, a média da nota dele no aplicativo, modelo e placa do carro e também estimar o valor da viagem. A viagem só começa quando o usuário aceitar a corrida.

Na Região Serrana, Nova Friburgo é a terceira cidade a contar com os serviços da Uber. Em Teresópolis e Petrópolis, a startup está atuando desde o dia último dia 12. Em Friburgo, a startup vai enfrentar a lei municipal, aprovada em dezembro pela Câmara e sancionada pelo prefeito Renato Bravo, que veda o serviço na cidade até regulamentação.

Em nota, a Uber disse que o serviço tem respaldo na Constituição Federal e é previsto pela Política Nacional de Mobilidade Urbana. “Por diversas vezes, os tribunais brasileiros afastaram e consideraram inconstitucionais as tentativas municipais de proibição da Uber, confirmando a legalidade das atividades da empresa e dos motoristas parceiros e garantindo o direito de escolha da população”.

 

LEIA MAIS

Projeto aprovado, que está para ser sancionado, prevê parada até mesmo nos ônibus que operam em linha direta

Ceg Rio prevê fornecimento para mais estabelecimentos da cidade em 2019: hoje só tem um a oferecer o gás, e caro

Espaços, num total de 50 em Friburgo, poderão ser ocupados por qualquer motorista, até 20 minutos e com pisca-alerta ligado

Publicidade
TAGS: uber | Trânsito