MEC divulga nesta terça resultado do Fies e P-Fies

Candidatos devem ficar atentos aos prazos para não perderem o financiamento
terça-feira, 09 de julho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
MEC divulga nesta terça resultado do Fies e P-Fies

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta terça-feira, 9, o resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) juro zero e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), feito junto a bancos privados. O resultado está disponível na página do programa na internet (fies.mec.gov.br) e nas instituições de ensino superior participantes.

Os selecionados na modalidade Fies devem complementar a inscrição no período de 10 a 12 de julho. Quem não foi selecionado na modalidade Fies juro zero pode ainda participar da lista de espera, entre os dias 15 de julho e 23 de agosto. Nesta edição, foram oferecidas 46,6 mil vagas sem taxa extra. 

Os estudantes selecionados no P-Fies devem comparecer à instituição de ensino para validar as informações prestadas na hora da inscrição a partir desta terça-feira, 9. Não há lista de espera do P-Fies. A pré-aprovação do financiamento na modalidade é de responsabilidade exclusiva dos agentes financeiros operadores de crédito que tenham relação jurídica estabelecida com instituições de ensino participantes.

O Fies e o P-Fies concedem financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas com avaliação positiva pelo MEC. Puderam concorrer quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação.

Modalidades

O novo Fies, que começou a vigorar em 2018, tem modalidades de acordo com a renda familiar. A modalidade com juro zero é para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. O aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda. O programa é financiado por bancos públicos. 

Já  modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre três e cinco salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.

 

LEIA MAIS

Universidade Candido Mendes já formou cerca de dez mil alunos na região desde 1977

Como há a nota do Enem, MEC resolveu dar mais 2 dias para solucionar problemas com as correções das provas

Prefeitura publicou no Diário Oficial eletrônico aviso de tomada de preços para a conclusão, depois de 7 anos parada. Estimativa é de R$ 1.493.718,81

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 74 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação