Mão dupla na Augusto Spinelli será estendida até a Monte Líbano

Alteração no trânsito, ainda sem data definida, será em caráter experimental por 90 dias e será anunciada um mês antes
quinta-feira, 08 de agosto de 2019
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
A Rua Augusto Spinelli, hoje em sentido único no trecho entre a Monte Líbano e a Farinha Filho (Foto: Henrique Pinheiro)
A Rua Augusto Spinelli, hoje em sentido único no trecho entre a Monte Líbano e a Farinha Filho (Foto: Henrique Pinheiro)

A Prefeitura de Nova Friburgo estuda algumas alterações no trânsito de algumas ruas do Centro. A intenção é oferecer alternativas aos motoristas para desafogar o tráfego em vias de maior movimento, principalmente nos horários de maior movimento. Uma das ideias que está sendo aprimorada pela equipe de engenharia de tráfego da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) é o prolongamento da mão dupla na Rua Augusto Spinelli até a Rua Monte Líbano, facilitando o acesso ao bairro Braunes. Para tanto será necessária sinalização semafórica na esquina dessas duas vias. Atualmente, a Rua Augusto Spinelli tem mão única entre a Farinha Filho e a Monte Líbano.

De acordo com a Smomu, já foi feito um estudo técnico prévio utilizado com base para essa mudança. “Como resultado, é esperada a redução do fluxo na Rua Farinha Filho e Praça Dermeval Barbosa Moreira, além de trazer maior fluidez ao tráfego no centro da cidade”, informou a pasta. As alterações consistem na extensão do sistema de mão dupla na Rua Augusto Spinelli no trecho entre as ruas Farinha Filho e Monte Líbano. O trecho vai receber sinalização vertical e horizontal, além de semáforos na esquina com a Rua Monte Líbano.

"Toda essa mudança será anunciada um mês antes da implantação. A partir daí, teremos 90 dias de experiência. Caso o trânsito apresente melhoria como aponta nossos estudos, a alteração será mantida", comentou o secretário Marques Henrique. A prefeitura, no entanto, não informou a data para o início das alterações.

Uma alternativa para desafogar o Centro  

O prolongamento da mão dupla na Rua Augusto Spinelli é um desdobramento do projeto já implantado há cerca de dois anos denominado Via Alternativa. Ele permite que os motoristas oriundos da Chácara do Paraíso que se dirigem ao centro da cidade possam chegar à Praça Getúlio Vargas e à Avenida Alberto Braune sem passar pelo eixo rodoviário da RJ-116. Ao acessarem a via alternativa na Avenida Euterpe Friburguense (em contra mão ao fluxo numa faixa exclusiva) esses motoristas podem seguir pelas ruas Professor Freze, Praça 1º de março (bairro Vilage), Carlos Éboli e Augusto Spinelli (em mão dupla) até a Rua Farinha Filho. Com o prolongamento da mão dupla na Augusto Spinelli poderá se chegar ao bairro Braunes sem passar pelo eixo rodoviário e as praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira.         

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito
Publicidade