Manacás-da-serra: a floração estonteante da vez

Roxo e branco das flores em contraste com o céu azul promovem espetáculo de cores neste fim de outono
sexta-feira, 14 de junho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Manacás-da-serra em flor pela cidade (Fotos: Henrique Pinheiro)
Manacás-da-serra em flor pela cidade (Fotos: Henrique Pinheiro)

A primavera só começa em setembro, mas os manacás-da-serra já dão uma prévia da beleza que as flores podem proporcionar gerando um colorido e harmonia especiais ao ambiente. As cores roxo e branco das flores dos manacás em contraste com o céu azul e o verde exuberante espalhado por toda a Região Serrana promovem um verdadeiro espetáculo nestes dias ora frios, ora mais amenos do outono.

A espécie originária da Mata Atlântica costuma florescer entre o verão e outono e as mudas espalhadas por muitos jardins e até mesmo em espaços públicos de Nova Friburgo brindam moradores e turistas com um cenário que merece contemplação. Pela cidade, vários manacás estão em flor encantando moradores e turistas. O manacá-da-serra é uma árvore que pode chegar a até 12 metros de altura. Seu tronco tem cerca de 30 centímetros de diâmetro e as folhas são rígidas. Suas flores costumam mudar de cor à medida que envelhecem e apresentam tons que variam do branco ao roxo, além de algumas com a tonalidade rosa. Em meio a florestas e jardins mais densos, o manacá assemelha-se a um buquê natural de flores.  

Conhecido também como cuipeúna, jacatirão, flor-de-maio, flor-de-quaresma e pau-de-flor, o manacá-da serra tem apelo paisagístico, já que por possuir porte pequeno não atrapalhar com a rede elétrica. Suas raízes não costumam comprometer os calçamentos.

É tolerante à luz do sol e útil no reflorestamento de áreas de preservação. Seu crescimento, no entanto, é lento: 2,5 metros em dois anos. A madeira do tronco do manacá também pode ser aproveitada pela construção civil, embora não seja considerada de boa qualidade. É utilizada geralmente  para a confecção de vigas, caibros, postes e esteios.

Viu um manacá bonito? Fotografe e mande para a gente, pelo Zap 99213-9995, nossa página no Face, nosso Insta ou até mesmo pelo nosso grupo de notícias no WhatsApp.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima
Publicidade