Mais votado de Friburgo, Luiz Lima denuncia chantagem envolvendo Coaf

Deputado federal diz que parlamentares do Centrão estão usando reforma da Previdência para condicionar apoio
sexta-feira, 10 de maio de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Luiz Lima: mais de 15 mil votos dos friburguenses (Divulgação Câmara)
Luiz Lima: mais de 15 mil votos dos friburguenses (Divulgação Câmara)

Campeão de votos em Nova Friburgo, eleito por 15.768 friburguenses, o deputado federal Luiz Lima (PSL-RJ) se disse nesta sexta-feira, 10, "chantageado" por parlamentares do chamado Centrão durante a discussão sobre o destino do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Segundo ele, esses parlamentares têm dito ao governo que só apoiam a reforma da Previdência se o Coaf sair da alçada do Ministério da Justiça, comandado pelo ministro da Justiça, Sergio Moro.

“Fomos chantageados: ou vocês querem a Coaf com Moro ou a reforma da Previdência”, disse Lima, sem citar quais deputados estariam envolvidos nessa chantagem.

A ida do Coaf para o Ministério da Economia vinha sendo defendida por partidos do Centrão, em especial PP e PR, que impuseram uma derrota ao governo ao conseguirem aprovar a mudança na MP da reforma administração na comissão especial da Câmara, nesta quinta-feira, 9. A medida, agora, deverá ser analisada pelo plenário de Câmara e Senado.

Procuradores da Lava-Jato sustentam que a mudança no Coaf pode comprometer as investigações de corrupção. O órgão é responsável pela prevenção e combate à lavagem de dinheiro ao fazer a fiscalização de atividades financeiras suspeitas como, por exemplo, depósitos acima de R$ 10 mil.

O PSL deve votar para manter o Coaf sob o comando de Moro.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade