Mais um curso é concluído em parceria com o Sesc em Macuco

Horta Comunitária e Caseira foi o tema do novo aprendizado
quarta-feira, 16 de setembro de 2015
por Ascom—Prefeitura de Macuco
Mais um curso é concluído em parceria com o Sesc em Macuco

Prosseguem em ritmo acelerado os cursos visando aumentar os conhecimentos e, consequentemente, a qualidade de vida da população de Macuco. Para isso, através de iniciativas simples e objetivas, uma parceria pontual com o Sesc (Serviço Social do Comércio) tem contribuído para a geração de emprego e renda e fortalecido o objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos local, que visa criar novas oportunidades e fugir do velho conceito do assistencialismo.

 Dessa feita, uma nova etapa do Projeto Saber Comunitário foi encerrada em grande estilo, já que após uma semana intensa de aprendizado, uma nova turma concluiu o curso de Horta Comunitária ou Caseira, ministrado no Ciep Municipalizado Honório Peçanha, e que teve como instrutor Luiz Felipe de Oliveira Moreira, morador de Macuco e formado em ciências biológicas.

Além de aulas teóricas, os cursistas receberam ensinamentos práticos, descobrindo como e quando colher os alimentos, os tipos de espécies de cultivo, o início de germinação e a irrigação pertinente, além de manterem contato direto com a terra, aprendendo lições de sustentabilidade, segurança alimentar, compostagem, adubação verde e mineral, biofertilizante, agrotóxicos, cultivo de plantas medicinais e ornamentais, como preparar a horta comunitária, envolvimento da comunidade no projeto, plantio de sementes e bulbos, plantio por tubérculos, estacas e rizoma, entre outros temas que oportunizaram conhecimentos essenciais sobre o solo e o seu funcionamento no plantio e colheita.

Alguns alunos contribuíram com o trabalho ofertando mudas de temperos, verduras, legumes e frutas, entre os quais cebolinha verde, couve, jabuticaba, acerola, mexerica, limão-doce, abacate e manga. “Eles estudaram a teoria e depois conheceram os ensinamentos na prática. Tudo foi apresentado de forma abrangente e dinâmica, promovendo uma fundamental troca de experiências”, garantiu o instrutor Luiz Felipe.

Os participantes receberam todo o material didático, a camiseta do curso e lanche. Durante a solenidade de conclusão, o secretário de Desenvolvimento Social de Macuco, Luiz Claudio Gomes de Souza, agradeceu novamente ao Sesc e disse estar convencido de que a comunidade está entusiasmada com o projeto. “A população assimilou nosso intuito de trabalhar mais o lado humano e a dignidade das pessoas, como vem nos solicitando o prefeito Félix Lengruber. Com isso, todos vêm participando efetivamente e estão de parabéns pelo empenho”, disse Luizão.  

Ainda durante o encerramento, a servidora Jucilea Brito, coordenadora do projeto, declarou que a cada nova turma são vivenciadas novas emoções. “Além de todo aprendizado, compreendemos que na vida ‘colhemos aquilo que plantamos’. Estamos fazendo nossa parte e mobilizando a comunidade, que participou ativamente, inclusive emprestando ferramentas para as aulas práticas. Gestos simples de amor podem mudar a história de uma pessoa”, acredita Jucilea.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: horta comunitária | SESC | Macuco
Publicidade