Mais agenda: cultura e lazer para todos os gostos

Festivais gastronômicos, teatro, festas e shows de artistas nacionais. Confira a programação de Friburgo e região
sábado, 27 de abril de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Cia Arteira faz intervenção artística neste domingo na Praça do Cônego (Foto: Divulgação)
Cia Arteira faz intervenção artística neste domingo na Praça do Cônego (Foto: Divulgação)

Na praça do Cônego, a Cia Arteira pergunta: Cadê a água que estava aqui?

A garotada também tem vez neste fim de semana. No domingo, 28, às 15h, na Praça de Sant’Anna, no bairro Cônego, o coletivo de artistas Companhia Arteira vai apresentar a intervenção artística Cadê a água que estava aqui? De forma lúdica e criativa, num cortejo com música executada ao vivo, poesias, pernas de pau, guarda-chuvas e estandartes, trazendo mensagens de cuidados e preservação da água e muita brincadeira, a Companhia convida a plateia a refletir sobre o uso consciente e os cuidados com a água.

Utilizando recursos cênicos diversos, de forma dinâmica e divertida, os artistas vão  sensibilizar crianças e adultos sobre o tema tão relevante para o futuro de toda humanidade: Todos estão com sede, mas só alguns têm acesso à água limpa e potável... Mas pode ser diferente? Pescadores voltam de seu dia de trabalho trazendo em suas redes todo o lixo que foi jogado pelas pessoas nos rios e mares... “Mas espera aí! Isso pode ser diferente!”, acreditam os atores. A cada cena o público é convidado a pensar nas mudanças que podemos fazer para cuidar melhor dos nossos recursos hídricos.

estival da Cultura Japonesa Nihon Fri-Matsouri  

A Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Nova Friburgo, com apoio da prefeitura, promove até domingo, 28, no Teatro Municipal Laercio Ventura, a 4ª edição do Nihon Fri-Matsuri - o Festival da Cultura Japonesa em Nova Friburgo que deve atrair cinco mil pessoas. O evento terá atividades também no anfiteatro e no estacionamento. Na programação, “novidades” da cultura japonesa, ainda pouco difundidas no município. As atividades culturais acontecem neste sábado, 27, e domingo, 28, das 10h às 22h, com as tradicionais oficinas de ikebana e origami, além de apresentações de danças com os grupos de taikô de Friburgo, Niterói e Valença. Também poderão ser conferidas no evento as exposições “92 anos de imigração”, “Kokeshi” e também a de mangá.

Os visitantes ainda podem assistir a exibições de animes, experimentar trajes tradicionais do Japão e aproveitar o espaço alternativo para shiatsu (técnica da medicina tradicional chinesa). Entre as atividades esportivas estão apresentações de kenjutsu, ninjutsu e jiu-jitsu e ainda a realização de torneio infanto-juvenil de Judô, que reunirá competidores de várias cidades. Haverá ainda um concurso de cosplay, com desfile de fantasias. Durante todo o Nihon Fri-Matsuri, os visitantes poderão ainda saborear o melhor da gastronomia japonesa, que este ano traz: combinado, harumaki, tempurá, udon, lamen, gyoza, karê, além de doces tradicionais e petiscos.

De volta aos anos 80 e 90 com Blitz e Frejat

A banda carioca Blitz e o cantor Frejat se apresentam neste sábado, 27, no Nova Friburgo Country Clube. Em shows separados, vão tocar hits que fizeram e ainda fazem a cabeça do público. Os portões serão abertos às 21h e a Blitz subirá ao palco às 23h tocando seus grandes sucessos, como “A dois passos do paraíso”, “Você não soube me amar” e “Mais uma de amor”, entre outros clássicos do grupo de rock nacional surgido na década de 1980. O show vai girar em torno do repertório do seu quarto DVD Blitz no Circo Voador, que foi lançado em 2017 e marca os dez anos de sua formação mais estável.

Já Frejat promete tocar grandes sucessos autorais dos seus 35 anos de carreira e releituras de grandes nomes da música. Os sucessos “Eu não quero brigar mais não”, “Que mais me encanta”, “Todo Amor” e “Amor pra recomeçar” estarão no repertório escolhido para o show em Friburgo.  

A apresentação também contará com canções extraídas do lado B dos discos solos e do Barão Vermelho. Há dois anos fora da banda, uma das maiores do rock nacional, o cantor planeja lançar um projeto solo ainda este ano.

A morte é uma piada, em cartaz no Municipal

Depois do sucesso da primeira versão, a peça espírita “A morte é uma piada 2”, do diretor e ator Renato Prieto, será apresentada neste sábado, 27, às 20h, no Teatro Municipal Laercio Ventura, na Praça do Suspiro. Com um texto que entrelaça drama e comédia, com narrativas do cotidiano em uma forma bem-humorada e sensível, Prieto dialoga com a plateia sobre temas que merecem atenção, como sonhos, morte e o relacionamento entre as pessoas no contexto humano.

É um espetáculo de humor, reflexão e espiritualidade, que traz histórias de um tema onipresente e universal: a morte. Trata do tema de forma peculiar, levando o espectador a momentos de compreensão, reflexão e desmistificação do assunto, valorizando a necessidade de dar-se importância à vida, porém, sem perder a sua função de entretenimento com um teatro de qualidade.

Com cenário simples, que toma uma proporção inimaginável e bela com o trabalho de mapeamento e videografismo, a interpretação dos atores Rogério Faria e Victor Meirelles, além de Renato Prieto, no estilo de stand-up comedy, aproxima e diverte o público do espetáculo, que é levado à reflexão com alguns dos textos e a alegria com os causos, piadas e tiradas.

Em Duas Barras, sabor e boa música no Festival do Aipim com Torresmo

O 2º Festival do Aipim com Torresmo é uma boa pedida para quem der uma esticada ao município vizinho de Duas Barras. O evento vai até este domingo, 28, e tem entre as atrações, os cantores Almir Sater, Daniel Monnerat e Luan Severo, e a dupla Os Gargantas de Ouro. O evento acontece na Praça Governador Portela, no Centro.

Neste sábado, 27, acontece às 11h, uma roda de violeiros. O cantor Luan Severo se apresenta às 20h. O grande destaque da noite é o cantor Almir Sater, às 22h. Depois tem Luan Severo. No domingo, 28, a roda de violeiros se apresenta 11h. Luan Severo volta ao palco, às 16h e Daniel Monnerat toca às 20h30. Encerrando a festa, a dupla Os Gargantas de Ouro agitam a galera a partir das 22h. Durante todo o festival barracas oferecerão, claro, aipim com torresmo e outros produtos locais. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura de Duas Barras.

Em Sumidouro, a boa pedida é a Festa do Caqui

Quem aprecia um bom caqui não deve deixar de prestigiar a 15ª edição da Festa do Caqui, no município vizinho de Sumidouro. O evento vai até este domingo, 28, na localidade rural de Dona Mariana, com futebol, expositores de caqui e animação neste sábado com o DJ Luciano Petrillo e show da dupla Júnior & Gustavo. Já no domingo, tem Érick & Léo e DJ Kokadah. O evento é promovido pela Associação dos Produtores Rurais e Moradores de Dona Mariana, com o apoio da Emater e Prefeitura de Sumidouro.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Agenda Cultural
Publicidade