Lutadores de Nova Friburgo participam de evento de jiu-jitsu em BH

O torneio terá duas modalidades principais, a com kimono (Gi) e a sem kimono (No Gi).
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017
por Vinicius Gastin
Lutador de Nova Friburgo luta pelo bicampeonato da competição em Minas Gerais (Fotos: Divulgação)
Lutador de Nova Friburgo luta pelo bicampeonato da competição em Minas Gerais (Fotos: Divulgação)

No cantinho deles, quietinhos, sem fazer alarde. No estilo mineirinho, um grupo de lutadores de Nova Friburgo vai representar o município e a região na primeira competição de Jiu-Jitsu organizada pela Federação Internacional (IBJJF) no Brasil em 2017. O evento será realizado neste sábado e domingo, dias 11 e 12, no complexo esportivo do Estádio Jornalista Felipe Drummond, Belo Horizonte-MG. As competições acontecem no ginásio, conhecido como Mineirinho.

O torneio terá duas modalidades principais, a com kimono (Gi) e a sem kimono (No Gi). Nova Friburgo contará com alguns representantes nesse evento, e um deles é o atleta faixa roxa Edilson Junior, “Pará”, da equipe Boi Team, aluno do Mestre Henrique Mendonça. Acostumado a conquistas importantes e participações em campeonatos de alto nível, é esperança de boa colocação.

“Venho treinando intensamente, e em 2016 não sofri nenhuma lesão grave que me impedisse de treinar por muito tempo. Nunca me dediquei tanto aos treinos quanto em 2016, então eu acredito que esse ano vou colher bons frutos. Espero começar já agora, em Belo Horizonte.”

Além de Pará, também estão confirmadas as participações dos alunos de Pedro Henrique Monnerat, o “Espanta”, da equipe “Gordo Jiu-Jitsu”. São eles os atletas faixas marrons Glauco e Xico, além do faixa azul Maycon, Frotté que participaram na modalidade Gi “Com Kimono”. Já o Edilson Junior participará na modalidade No Gi “Sem Kimono”.

Pará em busca do bi

O atleta friburguense acumula bons resultados recentes, como o título do “Rio Summer Gi e No Gi” no ano passado, além da conquista reconhecida pela federação Internacional. Pará espera repetir o desempenho, e para tanto, afirma que está na forma ideal para os desafios, a começar pela tentativa do bicampeonato da competição deste fim de semana. “As expectativas para 2017 são ótimas, e estou com algumas metas para esse ano. Uma delas era ser bicampeão no “Rio Summer”. Esse ano a federação resolveu fazer o evento em Belo Horizonte, e estou indo lá em busca desse titulo. Sou muito grato ao meu Mestre Henrique Mendonça que sempre está exigindo mais de mim.”

A rotina de treinos é intensa, inclusive com a participação de mestres e alunos de outras academias e equipes. “Gostaria de agradecer também ao Pedro Henrique ‘Espanta’, da equipe Gordo Jiu-Jitsu Nova Friburgo, que sempre está dando aquela moral nos treinos. Outra coisa que não posso deixar de citar é o apoio da família, pois ela é a base de tudo. Se hoje estou conseguindo me dedicar aos e estou com a mente focada é porque tenho total apoio em casa, da minha esposa Luciana. Ela me apoia 100% e vive esse sonho comigo, devo muito a ela, pois está ao meu lado a todo momento.”

Além dos treinos, outro desafio é manter a alimentação regrada para prosseguir no peso ideal. Edilson destaca a importância do apoio da família também nesses momentos. “Principalmente próximo a competições isso acontece. E fica pior se tiver que baixar o peso, e quase sempre precisa baixar. Ela (esposa) já esta até se acostumando, sabe lidar bem com essas e outras situações. Ela me ajuda muito psicologicamente, me conhece talvez até melhor que eu mesmo, o que é ótimo, e sinaliza muita coisa que eu poderia demorar a perceber. Tem uma frase que eu sempre gosto de citar, que diz o seguinte: ‘Só eu posso, mas não posso sozinho’”.

Para participar do evento em Belo Horizonte, o atleta conta com o apoio de algumas pessoas e empresas privadas do município. “Gostaria de agradecer ao Vinicius da Academia Conexão pela parceria de mais de três anos, ao Max da Nova Serra Produtos Naturais e ao Leonardo da Vitrine Imóveis. Também não posso esquecer do Claudio, da CCM, Antônio da Frisoldas Auto Peças, Bebel e Roberto da Auto Elétrica Paraíso, Pizzaria Califórnia, EJR-Despachante, Lanchonete Pingo de Ouro, Luciana e Raphael do Mercado Bohrer e pelo apoio de cada um. Sem eles a caminhada seria muito mais difícil”.

Foto da galeria
Pará é aluno de Henrique Mendonça, uma das referências do jiu-jitsu em Nova Friburgo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade