Lumiar vai ganhar destacamento dos Bombeiros, prevê o comandante Robadey

Ainda sem prazo para começar a funcionar, unidade é um pedido antigo dos moradores da região
quinta-feira, 05 de setembro de 2019
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo (Arquivo AVS)
O Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo (Arquivo AVS)

 

Na noite da última quarta-feira, 4, o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, general honorífico Roberto Robadey Júnior, anunciou que o distrito de Lumiar vai receber um destacamento da corporação militar, atendendo a um pedido antigo dos moradores do distrito turístico e também do vizinho, São Pedro da Serra. Robadey afirmou ainda que o destacamento levaria cerca de dez meses para começar a operar e que a procura para adquirir o terreno já foi iniciada. A instalação do novo destacamento na Região Serrana contou com o “sinal verde” do governador Wilson Witzel.  

A notícia animou moradores de Lumiar e de São Pedro da Serra. A presidente da associação de moradores e amigos do quinto distrito (Ama Lumiar), Sílvia Faltz, afirma que uma unidade do 6º GBM naquela região será muito importante tanto para os moradores, como para os turistas e espera que após muitos anos, a população seja, enfim, atendida. 

“Uma unidade do Corpo de Bombeiros em Lumiar, mesmo que pequena, é fundamental. Há muito tempo esperamos por isso. Em vários governos colocamos a necessidade desse serviço tão importante de socorro e também de ajuda no combate aos incêndios florestais na região que ocorrem com muita frequência no período de estiagem. A prioridade do Corpo de Bombeiros deve ser basear seu destacamento o mais próximo do centro de Lumiar, devido a comunicação com eles, já que alguns locais não tem sinal de internet e nem telefone fixo que funcione”, observou ela. 

Sílvia informou ainda que o comandante comentou que viaturas não serão problema, pois o Corpo de Bombeiros já têm. “Esperamos que está obra de estrutura seja concretizada o mais rápido possível. Preciso ter socorro o mais perto possível dos distritos. Não podemos ficar perdendo vidas, por não termos esse serviço”, completou a presidente da Associação de Moradores de Lumiar.  

De acordo com o comando do Corpo de Bombeiros o projeto de implantação do destacamento em Lumiar está em fase de planejamento e de estudo das formas de viabilização e mais informações serão divulgadas em momento oportuno. Por enquanto estão sendo avaliados os terrenos disponíveis na região.

Rápido atendimento a acidentados

 A implantação da unidade militar em Lumiar é bem vista também por facilitar o pronto atendimento a vítimas de acidentes na rodovia RJ-142 (Nova Friburgo-Casimiro de Abreu), a conhecida Estrada Serramar. No mês passado, uma idosa foi atropelada na estrada e aguardou uma equipe de resgate por quase uma hora, com ferimentos caída na pista. Ela foi removida para o Hospital Municipal Raul Sertã, a cerca de 30 quilômetros de distância, mas não resistiu. Pelo menos outras três mortes ocorreram na região e a demora na prestação de socorro das vítimas foi motivo de discussão, indignação e cobrança às autoridades.

Para os moradores a manutenção de uma ambulância no posto de saúde de São Pedro da Serra, mas em equipamentos de UTI móvel não é o suficiente. “A regiõ precisa de uma unidade de pronto atendimento para vítimas de acidentes de trânsito e afogamentos em cachoeiras no verão, o que, infelizmente é comum por aqui nas altas temporadas de turismo”, observou um morador. Com o destacamento do Corpo de Bombeiros, a comunidade espera que pelo menos uma ambulância UTI móvel ajude a socorrer vítimas de acidente com mais eficiência e agilidade na remoção para o Hospital Raul Sertã.     

 

LEIA MAIS

Passageiros feridos foram levados para hospitais próximos

Segundo testemunhas, trecho da Avenida Euterpe Friburguense estaria mal sinalizado

Acidente aconteceu às 3h da madrugada numa das principais vias do bairro

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 74 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: acidente