Lumiar tem expedições off-road para fotografar natureza e aventuras

Passeios de jipe e a pé incluem localidades e cachoeiras de São José, Indiana Jones, Poço Belo, Encontro dos Rios e Toca da Onça
quarta-feira, 30 de agosto de 2017
por Adriana Oliveira
Foto de capa
O jipe 4x4 usado nas expedições fotográficas (Divulgação/ Marcelo Piu)

Os fotojornalistas cariocas Marcelo Piu e Fernanda Dias ensinam, em expedições de jipe e a pé por Lumiar e Boa Esperança, em Nova Friburgo, técnicas para fotografar a natureza, atividades ao ar livre e aventuras com maestria.

As expedições incluem localidades como as cachoeiras de São José, Indiana Jones, Poço Belo, Encontro dos Rios e Toca da Onça, com suas paisagens exuberantes.

O workshop dura um dia inteiro. O passeio off-road é feito num jipe 4x4, que parte cedo do Rio e, chegando a Friburgo, percorre estradas de terra até as cachoeiras, incluindo caminhadas de curtas distâncias.

São ensinadas técnicas fotográficas como macrofotografia, longa exposição e composição, entre outras. Não é preciso levar equipamento próprio. As saídas são sempre às terças, quintas e nos fins de semana, dependendo das condições do tempo.

“Nosso objetivo é transmitir aos alunos uma fotografia de fácil entendimento e muita dinâmica”, diz Piu, fotojornalista há 23 anos, com passagens pelo Jornal do Brasil e pelo Globo, onde fez vários tipos de coberturas e viagens de aventura, incluindo Havaí, Indonésia, Machu Pichu, Chapadas dos Guimarães, Amazônia e Pantanal.

Já Fernanda Dias é fotojornalista há 13 anos. Durante 9 anos, trabalhou como freelancer em veículos de comunicação como Rede Globo e os jornais O Globo e Extra. Em 2016 lançou o livro “Identidades Rurais”, que, através de imagens, documentou o cotidiano rural do Brasil. Há cinco anos, documenta seu projeto autoral “Raízes do Vale”, que lida com cultura popular e agricultura familiar na região do Vale do Café.

veja mais em www.facebook.com/groups/249764268802538/

LEIA MAIS

Novo convênio é apresentado ao governo municipal; foco do projeto agora será uma solução para a encosta atrás do Hospital São Lucas

Previsão de ventos com chegada de frente fria no fim de semana frustra planos de organizadores. Nova tentativa será feita no sábado 28

Apresentações musicais, de dança e teatro fazem parte da programação

  • Uma das cachoeiras fotografadas com técnica (Diovulgação/ Marcelo Piu)

    Uma das cachoeiras fotografadas com técnica (Diovulgação/ Marcelo Piu)

  • Clique da natureza  (Divulgação/ Marcelo Piu)

    Clique da natureza (Divulgação/ Marcelo Piu)

  • Aluno dentro d'água  (Divulgação/ Marcelo Piu)

    Aluno dentro d'água (Divulgação/ Marcelo Piu)

  • Selfie do grupo  (Divulgação/ Marcelo Piu)

    Selfie do grupo (Divulgação/ Marcelo Piu)

  • O jipe na lama  (Divulgação/ Marcelo Piu)

    O jipe na lama (Divulgação/ Marcelo Piu)

Publicidade
Agora Faz