Loja Maçônica de Nova Friburgo celebra 180 anos de fundação

Data será comemorada neste sábado com sessão solene em sua sede
quarta-feira, 13 de março de 2019
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

A Loja Maçônica Indústria e Caridade de Nova Friburgo, que tem sede na Rua Sete de Setembro, 12, no Centro, completou 180 anos de fundação, constituindo assim uma das instituições mais antigas da história do município, ficando atrás somente da prefeitura, Catedral de São João Batista e a Igreja Luterana.

Fundada em 2 de janeiro de 1839, no século 19 quando a maçonaria chegou ao Brasil prestando inúmeros serviços e ações, a Loja Maçônica Indústria e Caridade de Nova Friburgo recebeu o número 49 e teve entre seus precursores o padre suíço Jacob Joye. O religioso, inclusive ocupou o cargo de tesoureiro na primeira diretoria da instituição no biênio 1839-1840, que teve como presidente (denominado na maçonaria como venerável mestre) Maurício José Gomes D’Águiar; 1° vice-presidente (1° vigilante), Joaquim Antônio Teixeira; 2° vice-presidente (2° vigilante), Manoel Francisco de Oliveira; orador, Fernando Carr de Bustamante; secretário, Justino Barbosa da Cruz; chanceler, Felisberto Proste; hospitaleiro, Anacleto Elias de Oliveira; mestre de cerimônia, Gregório Velasco; 1° experto, José Correia Vaz; 1° diácono, Francisco de Assis F. Mendonça e cobridor, Julião Broconot.

Atualmente, a diretoria que dirige os destinos da Augusta e Respeitável Loja Maçônica Indústria e Caridade até julho, quando ocorrerá nova eleição, é composta pelo presidente Alenício Cavalcante de Mello; 1º vice-presidente, José Eduardo Meyer de Oliveira;  2º vice-presidente, Rogério Barbosa de Souza; representante do Ministério Público Maçônico, José Cosme Madeira; secretário, Minelvino Antonio Gonçalves Netto; tesoureiro, Ezequiel Mafort Martins e o chanceler, José Francisco da Silva Paiva.

Comemoração do aniversário será no próximo sábado  

Em razão do dia 2 de janeiro de 2019 coincidir com as festividades de ano-novo e sobretudo, em meio ao recesso maçônico que abrange todas as lojas maçônicas do Brasil, a Loja Maçônica Indústria e Caridade de Nova Friburgo vai festejar os seus 180 anos de atividades no município no próximo sábado, 16, com  sessão solene em seu Palácio Maçônico, na Rua Sete de Setembro.

O que é a maçonaria?

Ao contrário do que muitos pensam ou afirmam, a maçonaria não é uma religião e sim, uma sociedade discreta, sem fins lucrativos que promove ações reservadas e de interesse somente daqueles que dela participam. A maçonaria é uma sociedade universal, cujos membros cultivam, entre outras virtudes, os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade para o aperfeiçoamento moral e intelectual da humanidade.

A maçonaria admite que todo homem é livre e de bons costumes, não faz distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas únicas exigências são que seus participantes possuam espírito filantrópico e que busquem sempre a perfeição, inclusive apoiando e ajudando aos que mais precisam sem quaisquer propagações ou divulgações de seus semelhantes.

O termo maçonaria é de origem francesa e significa construção. O termo maçom é a versão em português do francês; maçonaria por extensão significa "associação de pedreiros".

Foto da galeria
Alenício Cavalcante de Mello é o atual presidente da Augusta e Respeitável Loja Maçônica Indústria e Caridade de Nova Friburgo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Maçonaria
Publicidade