Lixo eletrônico já pode ser trocado por pontos que darão a direito a produtos em Friburgo

Interessados têm até sexta para levar equipamentos menores e fazer cadastro durante campanha da UFF na Praça Dermeval Barbosa
quarta-feira, 23 de outubro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A equipe do Recicloton (Foto: Alerrandre Barros)
A equipe do Recicloton (Foto: Alerrandre Barros)

Moradores de Nova Friburgo já podem fazer a entrega de lixo eletrônico de pequenos porte, como telefones celulares, tablets, carregadores, notebooks e outros periféricos de computador velhos ou quebrados, desde esta quarta-feira, 23, no estande do projeto Reciclotron, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro, onde acontecem as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.  

Iniciativa do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF), o projeto estimula a população a fazer o descarte regular desse tipo de lixo. Os interessados devem se dirigir ao estande até esta sexta-feira, 25, das 9h às 18h, para fazer um cadastro. A cada lixo entregue, o morador somará pontos e poderá trocá-los por produtos em lojas da cidade. 

A campanha da Agência de Inovação da UFF Friburgo tem o objetivo de incentivar a reciclagem, estimular atitudes sustentáveis, para a proteção do meio ambiente, e promover ações de inclusão digital, com a recuperação dos resíduos doados para a montagem de salas de informática, cyber café e de realização de cursos de arte, robótica e impressão 3D.

“As pessoas devem entregar os equipamentos eletrônicos inutilizados e  acumulando pontos conforme uma tabela padrão do Clube Reciclopontos. Cada parceiro comercial tem uma tabela de pontuação. Depois é só trocar pelos produtos correspondentes nas próprias empresas ou sites”, explicou Cláudio Fernandes, professor da UFF e responsável pelo projeto Reciclotron.

Por enquanto, o Reciclotron não recebe eletrodomésticos, como geladeira, fogão, máquina de lavar e microondas. Aparelhos grandes, como televisores, computadores e impressoras, poderão ser entregues, durante 12 meses, na sede do Instituto de Saúde da UFF, que fica na Rua Silvio Henrique Braune, 22, Centro.

Empresas interessadas em participar do clube de pontos do projeto Reciclotron devem enviar e-mail para claudiofernandes@id.uff.br. Outras informações podem ser obtidas pelo mesmo e-mail.

O lançamento do projeto é parte da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O tema da semana este ano é “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. Em Friburgo, os eventos da semana são realizados tanto na praça Dermeval, como em diversas instituições de ensino. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade