Liga Nova Friburgo de Desportos divulga calendário de competições

Os campeonatos organizados pela Liga começam em março e prosseguem até novembro
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017
por Vinicius Gastin
São Pedro faturou o Municipal sub 17 na última temporada (Fotos: Divulgação)
São Pedro faturou o Municipal sub 17 na última temporada (Fotos: Divulgação)

Para todas as idades, homens e mulheres, no campo e nas quadras. O calendário de competições da Liga Nova Friburgo de Desportos, divulgado neste início de ano, garante um 2017 bastante movimentado no município. Os campeonatos organizados pela Liga começam no mês de março, e prosseguem até meados de novembro. Uma das grandes novidades é parceria para a organização da Supercopa SAF, que se tornou o principal torneio de futebol amador de Nova Friburgo, reunindo os campeões de bairros e distritos.

Meninas incluídas

Já para este mês de março estão previstas duas competições que devem reunir algumas escolinhas, projetos sociais e equipes tradicionais do futebol amador municipal. O Campeonato de Futsal Masculino será disputado em quatro categorias: sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16. A competição deverá durar um mês, com previsão de término em abril. Vale destacar que a realização de um torneio na modalidade, o futsal, é demanda antiga em Nova Friburgo, e fica a expectativa para que a realização do mesmo torne-se tradição na cidade.

Ainda no terceiro e quarto mês do ano, os garotos das categorias sub-15 e sub-17 poderão participar do Campeonato Municipal de Futebol Amador Masculino. Em 2016, o Esporte Clube São Pedro sagrou-se campeão no sub-17, após bater o Nova Friburgo Futebol Clube por 2x1 na grande final, realizada em São Geraldo. Participaram da competição, além dos dois finalistas, Stucky, Vargem Alta, Lumiar, Grêmio e Botafoguinho.

A partir do Municipal, foi formada uma seleção para disputar o campeonato estadual organizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Trinta garotos foram selecionados para o campeonato estadual entre Ligas do Rio de Janeiro, onde cada cidade monta uma equipe para representá-la. A de Nova Friburgo teve o comando de Rafael Estevam, técnico do Stucky e responsável pelo projeto social Sementinhas do Stucky, que montou uma base formada por atletas do São Pedro, Stucky e Nova Friburgo, com a participação de atletas de equipes como Lumiar, Vargem Alta e Botafogo.

 A tendência é que o modelo de formação da equipe seja repetido para este ano, uma vez que o Campeonato Estadual de Ligas sub-17 acontece nos meses de maio e junho. Rafael Estevam está mantido como técnico da equipe.

O Campeonato Municipal de Futebol Amador terá ainda edições em mais três categorias. Os torneios do sub-11 e sub-13 acontecem no mês de junho, enquanto que os times sub-20 brigarão pelo título nos meses de outubro e novembro.

O calendário da Liga prevê ainda um Festival ou Torneio de Futebol Feminino para o mês de setembro, categoria livre. Ainda não foram divulgados maiores detalhes sobre a competição. Ainda de acordo com a entidade, o calendário poderá sofrer alterações.

Supercopa em maio

 Principal competição de futebol amador, a Supercopa SAF ganhou espaço no calendário da Liga Nova Friburgo de Desportos. Com o respaldo e complemento estrutural oferecido pela entidade, a promessa é de uma competição ainda mais forte em 2017. Este ano as partidas vão acontecer nos meses de maio e junho.

A Supercopa SAF surgiu em 2013, com a proposta de voltar a movimentar o futebol amador de Nova Friburgo em um contexto geral. Até então, cada bairro, distrito ou localidade realizava o próprio torneio, sem a integração característica dos antigos tempos do esporte na cidade. A ideia foi apresentada e aceita pelo patrocinador que dá nome à competição, sendo sucesso de público e movimentando cada estádio onde as partidas são realizadas. Cada rodada acontece em uma sede diferente, e a grande decisão acontece no estádio Marcio Branco, no Stucky, onde também é realizada a primeira rodada.

As comunidades possuem a oportunidade de participar e prestigiar a competição a cada fim de semana. Em 2016, o Vargem Alta sagrou-se bicampeão da Supercopa ao vencer o Tio Dongo na grande final pelo placar de 3x0. Ex-jogadores profissionais, como o zagueiro Junior, ex-Botafogo, e o lateral esquerdo Edinho, ex-Vasco e Madureira, foram algumas das atrações.

Liga assa a ser Utilidade Pública

Em 2016 foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores a lei que torna a Liga Nova Friburgo de Desportos uma instituição de Utilidade Pública Municipal. Desta forma, a entidade passa a ser incluída na Lei Municipal de Subvenções para este ano. O Esporte Clube São Pedro sagrou-se campeão municipal de futebol sub-17 da Liga Nova Friburgo de Desportos, após vencer o Nova Friburgo Futebol Clube pelo placar de 2x1.

Depois de quase uma década afastado dos torneios amadores promovidos pela Ferj, Nova Friburgo voltou a participar no ano passado, quando finalizou o processo de formalização e reconhecimento de uma nova liga pela federação, a Liga Nova Friburgo de Desportos. Com a filiação, a cidade voltou a participar novamente das competições, como o Campeonato Regional de Ligas Municipais sub-17.

Ao filiar-se a Liga também pode federar os atletas, fazendo com que os clubes formadores recebam um percentual de possíveis transferências de jogadores para outros clubes. O repasse é feito pela Ferj em caso de negociação com clubes do Rio de Janeiro, pela CBF em caso de transferência para clubes de fora do estado e pela Fifa nos casos de negociações internacionais.

  • Atual campeão, Vargem Alta defende título e busca o tricampeonato da Supercopa SAF

    Atual campeão, Vargem Alta defende título e busca o tricampeonato da Supercopa SAF

  • Supercopa SAF feminina foi realizada em 2013, mas não teve continuidade

    Supercopa SAF feminina foi realizada em 2013, mas não teve continuidade

  • Retorno ao Estadual de Ligas em 2016: Nova Friburgo participa novamente este ano

    Retorno ao Estadual de Ligas em 2016: Nova Friburgo participa novamente este ano

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Liga Nova Friburgo de Desportos
Publicidade