Justiça Eleitoral condena ex-vereador friburguense por compra de votos

Casos de pagamentos e troca de serviços por votos teriam acontecido na eleição de 2008
terça-feira, 21 de março de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Câmara Municipal de Nova Friburgo (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Câmara Municipal de Nova Friburgo (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Em decisão de primeira instância, datada da última sexta-feira, 17, o juiz eleitoral Leonardo Teles condenou o ex-vereador friburguense Luciano Faria a 2 anos e 11 meses de reclusão em regime semiaberto por compra de votos na eleição de 2008. Segundo a decisão, Luciano haveria negociado votos em troca de pagamentos em espécie, além de pagamentos por serviços e medicamentos de eleitores na cidade.

Testemunhas ouvidas no caso afirmam que Luciano mantinha um “cadastro de pessoas amigas”, que incluía eleitores que traziam pedidos de “jogos de camisa, óculos, remédios, cestas básicas, material de construção, entre outros favores” em troca de seus votos. A sentença também cita pagamentos de R$50 a lideranças comunitárias para cada recibo de comparecimento de urna que apresentassem, como forma de “prestação de contas”.  

Além do pagamento em espécie, uma das testemunhas afirma que pessoas indicadas pelo réu eram direcionadas até uma ótica de Nova Friburgo para a prestação de certos serviços, e que “toda sexta-feira” Luciano acertava com a ótica pelos tais serviços prestados aos eleitores. Ainda segundo a sentença, eleitores também apareciam com receituário médico no comitê de campanha do ex-vereador e que, após autorização do mesmo, os medicamentos eram comprados e distribuídos aos eleitores.

Na sentença, o juiz condenou o ex-vereador a dois anos e onze meses de reclusão, além de quatorze dias-multa, sendo a decisão passível de recurso. O ex-vereador responderá em liberdade até o trânsito em julgado.

Procurado pela reportagem de A VOZ DA SERRA, Luciano explicou que iria consultar seu advogado antes de dar qualquer declaração, a fim de se inteirar sobre o caso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Câmara Municipal de Nova Friburgo
Publicidade