Jogos Florais reuniram dezenas de trovadores em Friburgo

58ª edição do evento teve escolha da musa, concurso nacional e local de trovas
segunda-feira, 29 de maio de 2017
por Jornal A Voz da Serra
A musa dos Jogos Florais 2017, Isabelle Machado (Foto: Divulgação)
A musa dos Jogos Florais 2017, Isabelle Machado (Foto: Divulgação)

    Os amantes das trovas tiveram um fim de semana agitado em Nova Friburgo. Em sua 58ª edição, os Jogos Florais reuniu friburguenses admiradores de poesia e 65 visitantes de várias regiões do país. A festa, que teve início na sexta-feira, 26, com café da manhã e a inauguração da Alameda das Trovas, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, além da tradicional “Noite dos Magníficos Trovadores”, seguiu com atrações no sábado, 27, e no domingo, 28.

No sábado, um dos momentos mais esperados foi a escolha da Musa 2017. Ao todo, nove candidatas participaram do concurso. A escolhida foi Isabelle Machado, de 16 anos. Além do público, as vencedoras dos anos anteriores também prestigiaram o evento, que aconteceu na Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo, na Praça Getúlio Vargas. A presidente da União Brasileira de Trovadores (UBT-NF), Elisabeth Souza Cruz, afirma que, apesar de todas as candidatas serem muito bonitas, há outros quesitos determinantes para a escolha. “Temos um critério diferente de avaliação. No nosso concurso, a simpatia, comunicação e desenvoltura com a trova declamada são os pré-requisitos para ser uma Musa dos Jogos Florais”, disse.

    No domingo, 28, último dia do evento, foi realizada a solenidade de entrega de prêmios aos vencedores dos concursos Nacional, Local e Paralelos de trovas. Na categoria lírico nacional, o prêmio de primeiro lugar ficou com Mecias da Rocha, de Juiz de Fora, Minas Gerais. Já na categoria humor nacional o vencedor foi Arlindo Tadeu Hagen, também de Juiz de Fora. No concurso local, Venceslau Olival foi destaque na categoria lírica e José El-Jaick na categoria humor. Já no concurso paralelo, em homenagem ao Grêmio Português, os primeiros colocados foram Antônio Rodrigues e Edmar Japiassú Maia.

    “Foi tudo maravilhoso, e mais uma vez Nova Friburgo se consagrou como a capital da trova. Tivemos visitantes de diversos locais, de ponta a ponta no país. Além daqueles que sempre vêm ao evento, tivemos muitos amantes das trovas que vieram pela primeira vez. Posso dizer que foram muitas emoções, em cada atividade, desde a chegada até a partida. A 58ª edição dos Jogos Florais foi um sucesso”, exclamou Elizabeth.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Jogos Florais | poesia
Publicidade