Jogos Florais, já na 60ª edição, começam nesta sexta

Conhecida como “Cidade das Trovas”, Friburgo receberá poetas de várias regiões do país.
quarta-feira, 22 de maio de 2019
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Trovas nas alamedas da Praça Getúlio Vargas (Arquivo AVS)
Trovas nas alamedas da Praça Getúlio Vargas (Arquivo AVS)

Nesta sexta-feira, 24, a partir das 6h, começa a 60ª edição dos Jogos Florais. Este ano, o tradicional evento de exaltação a trova deve atrair à Nova Friburgo, como de costume,  trovadores de diversas regiões do país. Tida como a referência do movimento de trovadores no Brasil, Nova Friburgo vai ficar movimentada ao longo de todo o fim de semana por conta de uma série de programações culturais que se estenderão até domingo, 26, tudo em ritmo de poesia.

Visitar Nova Friburgo é um sonho para qualquer trovador. Conhecida como Cidade da Trova, ela recebe dos poetas apelidos carinhosos como Sol da Poesia, Oscar da Trova e Meca dos Trovadores. A programação da 60ª edição dos Jogos Florais, a cargo da União Brasileira dos Trovadores (UBT), presidida por Elisabeth Souza Cruz, está repleta e começa amanhã logo cedo com a participação dos trovadores no quadro Cfé com Broa, do programa Alvorada Sertaneja, de Serginho Ferraz, na Rádio Nova Friburgo AM. Às 15h tem a recepção aos visitantes e inauguração da Alameda das Trovas na Praça Dermeval Barbosa Moreira e 16h, visita à Exposição Cidade de Trova na Praça Getúlio Vargas. Às 19h acontece a trdicional Noite dos Magníficos Trovadores (trovadores hors concours) com o lançamento do livro Resgatando Auroras, de Pedro Ornellas, no auditório da Cãmara de Dirigentes Lojistas ( CDL).

No sábado, 25, às 10h tem a Oração dos Trovadores, na Igreja Santo Antônio, no Suspiro; 11h, visita a Fonte do Suspiro e à Praça dos Trovadores; 12h, visita à loja Doces Sader e 17h, programação de arte, cultura e lazer, na Oficina Escola de Artes (antigo fórum, na Praça Getúlio Vargas) com apresentação do Coral da Terceira Idade, regido pelo maestro Joffre Evandro e o espetáculo “Os Tons do Amor”, com Domitilla Beltrame e Joffre Evandro ao piano. Também acontecerá o lançamento do Selo da UBT pela Presidência Nacional da entidade e o lançamento do livro “Nas Rendas do meu chapéu”, de Ivone Marques Moreira, e às 19h, a Festa da Escolha da Musa 2019.

No domingo, 26, a programação continua com sessão solene de entrega dos troféus e certificados, às 9h30 dos concursos deste ano, no plenário da Câmara Municipal e 13h, evento de encerramento.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Literatura
Publicidade